Como será a economia mundial em 2075? Veja a previsão do Goldman Sachs

Investing.com  |  Autor Yassine Ahram

Publicado 08.12.2022 07:24

Atualizado 12.12.2022 08:09

Investing.com - As pessoas estão sempre olhando para o horizonte e se preparando para novos desafios. Esta tendência é mais relevante do que nunca, dadas as incertezas atuais e as recentes mudanças econômicas e geopolíticas imprevistas. Diante desse cenário, o Goldman Sachs tentou prever a evolução da economia global até 2075 em um relatório divulgado nesta semana.

Segundo o banco, durante a próxima década, o crescimento global será em média pouco menos de 3% ao ano. Esse crescimento diminuirá gradualmente a partir de então, como resultado da desaceleração do crescimento da força de trabalho.

"Nossas projeções indicam que ultrapassamos a marca d'água do crescimento potencial global. A maior parte dessa desaceleração projetada se deve à demografia. O crescimento da população global caiu pela metade nos últimos 50 anos."

Segundo o banco, a desaceleração do crescimento populacional criaria menos pressão sobre o meio ambiente, mas apresentaria "uma série de desafios econômicos", como o aumento dos custos de saúde da população idosa.

Caso contrário, os países emergentes continuarão a se desenvolver e poderão se tornar as maiores economias do mundo. China, Estados Unidos, Índia, Indonésia e Alemanha serão os mais importantes. Outros países como Nigéria, Paquistão e Egito também entrariam na lista das maiores economias.

No entanto, o banco acredita que a desigualdade de renda continuará aumentando entre os estratos sociais, mesmo que diminua entre os países. Isso poderia aumentar ainda mais as pressões sociais.

O dólar, por outro lado, pode perder sua importância, pois os Estados Unidos provavelmente não conseguirão manter o mesmo desempenho econômico do passado. A moeda dos EUA já está competindo com o euro e o yuan neste momento, à medida que a Europa e a China estão se desenvolvendo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações