Confaz publica ICMS fixo para diesel, biodiesel e GLP; gás de cozinha deve subir

Reuters

Publicado 23.12.2022 10:43

Atualizado 23.12.2022 16:40

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira um convênio que fixa alíquotas únicas de ICMS para o diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo (GLP) para todo o território nacional a partir de 1º de abril.

O convênio também dispõe sobre o regime de tributação monofásica da cobrança.

Atualmente, cada Estado tem uma cobrança diferente para esses combustíveis e o imposto incide em diversas fases, da refinaria para a distribuidora, da distribuidora para a revenda e da revenda para o consumidor.

A alíquota de ICMS no Brasil para diesel e biodiesel será fixada em 0,9456 real por litro e para o GLP, conhecido também como gás de cozinha, em 1,2571 real por kg, segundo a publicação no DOU.

A fixação de uma alíquota única para esses combustíveis estava prevista como parte de acordo fechado entre Estados, Distrito Federal e União, homologado na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em busca de dar fim a um impasse acerca do tributo.

No caso do gás de cozinha, o valor fixado ficou cerca de 40% superior à média ponderada atual cobrada no Brasil, segundo cálculos do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).

No Rio de Janeiro, o valor fixado ficou 85% superior ao cobrado atualmente e em São Paulo, mais de 60% superior.

"Causa espanto... Lembrando que esse convênio nasce das discussões de leis complementares que buscavam dar tratamento a serviços essenciais", disse o presidente do Sindigás, Sérgio Bandeira de Mello.

"A gente gostaria de verdade que houvesse oportunidade de que os Estados revisarem esses valores".

Ele pontuou, no entanto, que a evolução para um ICMS monofásico e uniforme foi positiva.

O sócio coordenador da área de Tributário do Silveiro Advogados e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cassiano Menke, disse que a adoção da alíquota única e da monofasia trarão maior segurança jurídica.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ele destacou que a monofasia encerra a necessidade de pagamentos de impostos complementares, uma vez que no sistema antigo se pagava o imposto na refinaria com base em um preço presumido, que precisava depois ser compensado em fases seguintes conforme se dava o valor real.

"A monofásica vem para dar uma paz, porque há muitos conflitos judiciais devido a essas compensações."

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações