Cúpula dos Brics: Muito barulho por nada?

Investing.com

Publicado 22.08.2023 11:47

Cúpula dos Brics: Muito barulho por nada?

Investing.com - A cúpula do Brics já está acontecendo e, como sempre, essas reuniões internacionais prometem mais do que cumprem. Desta vez, mais de 60 chefes de Estado e de governo se reunirão na África do Sul, e a China está pressionando ansiosamente por um posicionamento mais forte de seu bloco como contraparte do G7. Parece simples na teoria, mas a realidade parece um pouco mais complicada.

Em primeiro lugar, a ideia de tornar o bloco Brics um peso pesado geopolítico é mais fácil de falar do que fazer. Os Estados membros têm interesses e prioridades extremamente diferentes. A Rússia pode estar ao lado da China em muitas questões, mas outros membros não querem incomodar os EUA e a Europa. Até mesmo a África do Sul, que é amiga da China e da Rússia, enfatiza que a ampliação do bloco não deve ser vista como "antiocidental".

O relacionamento entre os dois maiores membros, China e Índia, é particularmente empolgante. Enquanto todos falam sobre uma possível proibição de aplicativos chineses nos EUA, a Índia já proibiu o TikTok e outros. Esses dois países têm uma fronteira disputada onde ocorrem incidentes com frequência - um "acidente" militar é sempre uma ameaça real. Pode até ser que a Índia esteja se beneficiando das tensões entre os EUA e a China, já que empresas como a Apple (NASDAQ:AAPL) estão cada vez mais produzindo na Índia.

Todas essas divergências internas dificultam a criação de um contrapeso forte para o G7, sem falar na formulação de uma agenda política clara.

Mas e quanto ao impacto econômico? Bem, aqui não devemos superestimar o tamanho. De acordo com a pesquisa da Capital Economics, as remessas entre a China e a Arábia Saudita representam menos de 0,5% do comércio mundial, e o comércio entre os países do Brics é equivalente a apenas 2% do comércio mundial. Portanto, é improvável que o yuan desafie seriamente o dólar no cenário mundial - e a ideia de uma moeda é provavelmente mais uma quimera.

De modo geral, a cúpula promete muito, mas a realidade parece mais uma mistura complicada de interesses diferentes e influência econômica limitada. Talvez não devêssemos fazer muito barulho sobre essa reunião e, em vez disso, esperar por medidas e resultados concretos.

 

Hegemonia em risco? O que uma expansão dos BRICS significa para o dólar?

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações