Decisão do Fed: Expectativa para tom hawkish, aumento de taxas e ajustes; entenda

Investing.com  |  Autor Julio Sánchez Onofre

Publicado 18.09.2023 17:50

Investing.com - Ao final de sua reunião de política de dois dias na quarta-feira, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed) dos EUA anunciará que as taxas de juros permanecerão inalteradas., na faixa de 5,25 a 5,50%, o que os mercados e analistas já estão prevendo.

O foco será o tom da declaração e os comentários do Presidente do Fed, Jerome Powell, na coletiva de imprensa após o anúncio. Eles também estarão buscando uma atualização das projeções contidas nográfico de pontos.

Os estrategistas do Grupo Financiero Banorte (BMV:GFNORTEO) observaram em uma nota de análise que os investidores estarão procurando sinais sobre se a taxa terminal foi ou não atingida.

"Esperamos um tom relativamente hawkish, deixando a porta aberta para um último aumento de 25 pontos-base (pb) em novembro. Isso ocorre depois que o relatório de inflação de agosto mostrou que algumas pressões inflacionárias permanecem, enquanto o mercado de trabalho continua sólido diante de uma taxa de desemprego que permanece em níveis de pleno emprego", observaram.

Quanto às previsões do gráfico de pontos, o Banorte antecipou que a mediana para 2023 permanecerá em 5,625%, o que significaria um aumento de mais de 25 pontos-base e seria consistente com uma faixa de taxa de 5,50% a 5,75%.

Entretanto, acrescentaram, é provável que haja uma composição diferente daquela observada em junho, com oito membros do Comitê estimando que a taxa terminal já foi atingida - no nível atual - e 10 prevendo um aumento de mais de 25 pontos-base. Com isso, a mediana permaneceria em 5,625%, a mínima seria de 5,375% e a máxima de 5,625%.

"Dados os ajustes que observamos para 2023, modificamos para baixo aqueles que estimam uma taxa terminal acima de 5,625%. Com isso, projetamos a mediana de 2024 em 4,625%, inalterada em relação à atualização de junho, embora também com uma composição diferente e uma faixa mais ampla, como visto nos gráficos abaixo", observaram os especialistas.