Demanda fraca atinge montadoras da Europa no 1º tri

Reuters

Publicado 30.04.2024 10:46

Por Nick Carey e Christoph Steitz

LONDRES/FRANKFURT (Reuters) - Os gigantes europeus do setor automotivo Volkswagen (ETR:VOWG), Mercedes-Benz e Stellantis (NYSE:STLA) divulgaram nesta terça-feira vendas e receitas menores no primeiro trimestrea, impactadados por demanda mais fraca por carros novos em um ambiente de juros ainda elevados.

A fraqueza nas vendas de automóveis afetou tanto os modelos do mercado de massa quanto os mais sofisticados, com as montadoras tentando manter os preços dos carros estáveis e prometendo melhorias à medida que o ano avança e novos modelos chegam ao mercado.

"Todas elas estão sofrendo mais ou menos dos mesmos problemas. Há problemas de entrega e as margens estão sob pressão", disse Moritz Kronenberger, gerente de portfólio da Union Investment, que detém participações na Volkswagen, Stellantis e Mercedes-Benz.

"A questão permanece: o chamado ano de transição é principalmente sobre trocas de modelos - ou há também uma certa fraqueza do mercado no lado da demanda? A última hipótese ainda não foi confirmada, também em vista da alta inflação, dos preços elevados e do fraco impulso dos carros elétricos."

Os fabricantes de automóveis antigos da Europa enfrentam vários desafios no país e no exterior. As montadoras alemãs, em especial a Volkswagen, enfrentam uma concorrência crescente na China por parte das montadoras locais.

A Volkswagen enfrentou um "ambiente muito competitivo" durante o primeiro trimestre, disse o diretor financeiro, Arno Antlitz, a analistas.

As montadoras também estão gastando grandes somas em veículos elétricos novos e menos lucrativos para competir com a Tesla (NASDAQ:TSLA) e se defender da concorrência das montadoras chinesas que estão trazendo modelos elétricos para a Europa.

 

FRAQUEZA DO MERCADO

"Observamos um enfraquecimento do mercado no primeiro trimestre", disse o diretor financeiro da Mercedes-Benz, Harald Wilhelm, a analistas. "Além disso, nossos veículos de ponta não conseguiram escapar completamente dessa fraqueza do mercado."

Wilhelm acrescentou que a montadora alemã permaneceu "vigilante quanto às perspectivas macroeconômicas e geopolíticas globais", acrescentando que a Mercedes defenderá os altos níveis de preços de seus carros de luxo. A Mercedes teve queda de 30% nos lucro do primeiro trimestre, enquanto a Volkswagen teve baixa de 20% no lucro operacional. A Stellantis disse que a receita caiu 12% no trimestre.

Apesar da queda nas vendas das montadoras - a Stellantis só divulgou os números da receita - e do lucro menor da Volkswagen e da Mercedes, as três mantiveram metas de resultado para 2024 confiantes nos novos modelos que estão trazendo ao mercado.

A diretora financeira da Stellantis, Natalie Knight, disse a jornalistas que as vendas e a receita da montadora foram afetadas pela transição para o novo portfólio de produtos do grupo e que a empresa está reduzindo estoques "para reforçar nosso forte preço relativo" antes do lançamento de produtos este ano nas principais regiões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Volkswagen disse que os pedidos aumentaram no final do primeiro trimestre, o que deve elevar os resultados do segundo trimestre. A maior montadora da Europa planeja 30 novos modelos de veículos para este ano, o que deve impulsionar as vendas durante o resto de 2024.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações