Deutsche Bank prevê menor demanda por VEs e transição mais gradual

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 31.10.2023 15:32

Atualizado 01.11.2023 10:25

Investing.com – À medida que as montadoras elétricas emergentes e tradicionais manifestam preocupações com uma possível queda na demanda por veículos elétricos à bateria (VEB), analistas do Deutsche Bank acreditam que as perdas atuais do segmento podem persistir, mas não interromperão a tendência da indústria em direção a uma transição.

“Durante nossa conferência IAA, houve um debate se a penetração de VEB está diminuindo. Isso agora se tornou um temor generalizado sobre um potencial colapso da demanda por veículos elétricos (VEs).” Escrevem analistas do Deutsche Bank em uma nota.

Fabricantes estão revisando suas metas ambiciosas para veículos elétricos, levando a uma subutilização significativa das capacidades de produção específicas para VEB de fornecedores de autopeças.

De acordo com um relatório recente de um fornecedor europeu, os cronogramas de produção para VEs na Europa e nos EUA estão atualmente operando de 30-50% abaixo das metas planejadas para ambos os segmentos, de massa e premium.

Com isso, a desaceleração está aumentando as pressões de preço nos VEs. Com o lançamento iminente de modelos de próxima geração por montadoras tradicionais, elas precisarão encontrar um equilíbrio entre reduções de preço e atendimento às demandas de volume.

Esses desenvolvimentos recentes foram amplamente interpretados pelo mercado como negativos para montadoras estabelecidas, como GM (GM) e Ford (NYSE:F). No entanto, analistas do Deutsche Bank veem a Tesla (NASDAQ:TSLA) em uma posição mais vantajosa a longo prazo devido à sua vantagem de custo. Ainda assim, continuam alertando contra o risco de queda nas estimativas de consenso para 2024, dada a demanda mais fraca por VEs, modelos envelhecidos e possíveis flutuações de preço.

No mercado europeu, analistas do Deutsche Bank reconhecem a BMW (ETR:BMWG) como potencial beneficiária devido à sua abordagem flexível e integração bem-sucedida de modelos à bateria.

Enquanto isso, no mercado chinês em rápida expansão, onde a penetração de veículos elétricos continua a crescer, a XPeng (NYSE:XPEV) permanece como a principal escolha no Deutsche Bank, com uma trajetória de crescimento promissora e melhorias de margem apoiadas por fortes parcerias com a VW e Didi.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações