Discurso de Powell pode desviar atenção a riscos à frente, diz analista

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 14.12.2023 20:05

Atualizado 15.12.2023 06:38

Investing.com - As declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), durante a coletiva de imprensa ontem pós-decisão de juros, continuam gerando reações entre os especialistas.

David Page, estrategista-chefe de Pesquisa Macro da AXA Investment Managers, alerta que, se a intenção do Fed era moderar as expectativas de cortes nas taxas, a mensagem de Powell “teve o efeito contrário”. Diante disso, a AXA IM questiona se “isso foi intencional ou acidental” e ressalta que “há o risco de uma correção de mercado mais brusca do que o necessário”.

“Powell abordou todos os pontos relevantes em sua coletiva de imprensa. Ele explicou que os aumentos das taxas não foram descartados, mas que não eram ‘o cenário base’; ele disse que a inflação tinha avançado, mas que era preciso avançar mais para ter certeza de que o Fed estava no rumo certo, repetindo que ainda ‘havia muito caminho a percorrer’. Powell também reiterou a descrição das três etapas de aperto (quão rápido, quão alto e por quanto tempo), situando o Fed ainda na segunda etapa. No entanto, Powell também disse o suficiente para sugerir que o Fed estava mais perto de mudar as taxas do que as projeções indicavam”, explica Page.

Segundo esse especialista, em primeiro lugar, ele disse que a terceira etapa, ou seja, por quanto tempo e, portanto, quando cortar, estava no horizonte. Algo que, de acordo com ele, o Comitê “sim discutiu hoje”, embora depois tenha sugerido que era apenas um assunto a ser debatido. Ele também disse que o Fed queria evitar “manter por tempo demais” para não “cometer esse erro” de ficar atrás da curva. Ele também afirmou que o potencial de crescimento poderia ter superado 2,5% este ano, algo que, se verdadeiro e persistente, poderia indicar um alívio contínuo significativo da inflação com um crescimento ainda sólido, antes de refletir sobre se os aumentos de participação e as melhorias na cadeia de suprimentos podem ter chegado ao fim.

“Presumimos que o Fed teria querido reduzir gradualmente as expectativas do mercado de cortes nas taxas em breve e de forma abrupta no próximo ano. No entanto, apesar de fornecer algumas das linhas necessárias, o comentário mais amplo de Powell teve o efeito contrário. Como resultado, temos que avaliar se isso foi intencional ou acidental. É provável que vejamos nos comentários de outros membros do Fed nos dias restantes deste ano e no início do próximo, e nos minutos mais tarde em janeiro, se há alguma tentativa de reforçar uma postura mais cautelosa”, aponta Page.

“Suspeitamos que isso seja provável”, acrescenta o analista. “Mas agora há o risco de uma correção de mercado mais brusca do que o necessário. Nossa opinião é que os 75 pontos-base que o Fed precifica para o próximo ano é sua melhor estimativa atual de onde as taxas deveriam estar no final do ano. Também é consistente com nosso próprio ponto de vista. Mas os mercados têm uma perspectiva muito diferente, ainda mais após a coletiva de Powell”, afirma.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações