Diversidade e Netflix dominam Globo de Ouro em noite de triunfo de "Nomadland"

Reuters

Publicado 01.03.2021 08:24

Por Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - O drama "Nomadland" e a sátira "Borat: Fita de Cinema Seguinte" conquistaram prêmios no Globo de Ouro de domingo, uma cerimônia essencialmente virtual transmitida nas duas costas dos Estados Unidos e marcada pelo domínio da Netflix (NASDAQ:NFLX) (SA:NFLX34)e por apelos emotivos por mais diversidade.

"Nomadland", drama comovente sobre os moradores de vans na América em recessão, também garantiu o prêmio de melhor diretor para a chinesa Chloe Zhao e fez dela a segunda mulher a triunfar no Globo de Ouro nesta categoria e a primeira mulher de ascendência asiática a vencer.

Os dois troféus de "Nomadland" aumentam o prestígio do filme antes das indicações de março para o Oscar.

Sacha Baron Cohen, o criador de "Borat: Fita de Cinema Seguinte", foi escolhido melhor ator de comédia, e a cantora Andra Day surpreendeu ao ser homenageada como protagonista de "Os Estados Unidos vs. Billie Holiday".

"Donald Trump está contestando o resultado!", brincou Baron Cohen a respeito da vitória da sequência de "Borat", uma sátira da América do ex-presidente.

"Mank", filme de época da Netflix sobre o roteirista de "Cidadão Kane", Herman Mankiewicz, recebeu seis indicações, mas terminou a noite de mãos vazias.

Mas o serviço de streaming foi o grande vencedor da noite, conseguindo quatro prêmios de cinema e seis de televisão, entre eles o de melhor série dramática de TV para "The Crown" e o de melhor minissérie para a saga de uma enxadrista em "O Gambito da Rainha".

A confraternização costumeira de estrelas de primeira grandeza em um jantar de gala em Beverly Hills, na Califórnia, foi substituída por webcams nas casas de celebridades, que ou se arrumaram para a ocasião, ou se mostraram mais casuais, como Jason Sudeikis, astro de "Ted Lasso".

Apresentada por Tina Fey em Nova York e Amy Poehler em Beverly Hills, a atração contou com trabalhadores mascarados da linha de frente do combate ao coronavírus na plateia escassa.