Dívida dos EUA é risco para “segurança mundial”, alerta CEO do JP Morgan; entenda

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 30.01.2024 15:01

Investing.com - O CEO do banco JP Morgan, Jamie Dimon, voltou a alertar sobre o perigo da dívida dos Estados Unidos, ecoando outros especialistas.

PROMOÇÃO DO INVESTINGPRO: Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano-Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

Em um debate em Washington com o Bipartisan Policy Center na sexta-feira, Dimon disse que "a relação dívida/PIB dos Estados Unidos parece um gráfico de taco de hóquei", ou seja, um gráfico que sobe abruptamente. Ele prevê que essa proporção chegue a 130% até 2035.

"Esse taco de hóquei ainda não começou", disse ele. "Temos um pouco de tempo. Mas quando começar, os mercados do mundo todo [...] vão se revoltar", avisou.

Atualmente, a relação dívida/PIB está em cerca de 120%, de acordo com dados do Fed de St. Louis, enquanto a dívida nacional dos Estados Unidos já passa de 34 trilhões de dólares.

Jamie Dimon ressaltou o quanto a situação fiscal dos Estados Unidos piorou desde que ele terminou o ensino médio, quando a relação dívida/PIB era de cerca de 35%.

"Naquela época, o déficit em períodos de recessão, ou seja, quando se gasta dinheiro em tempos de crise, era de cerca de 4 ou 5%", disse ele. "Hoje, é de 6,5% em períodos de crescimento", acrescentou.

Nesse cenário, o Congressional Budget Office estima que o pagamento de juros sobre a dívida dos EUA possa superar as receitas totais do governo até 2030.

No entanto, Jamie Dimon teme que isso reduza os gastos em outras áreas, inclusive na defesa, alertando que isso representaria um risco "para a segurança do mundo" e afirmando que "precisamos de um exército mais forte, de uma América mais forte, e precisamos disso agora".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações