Dívida dos EUA pode fazer mercado colapsar a qualquer momento, diz economista

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 18.03.2024 18:21

Investing.com - Economistas estão cada vez mais alertando para o nível preocupante da dívida americana, que agora se aproxima dos 35 trilhões de dólares e aumenta cerca de 1 trilhão de dólares a cada 100 dias, de acordo com uma recente estimativa do Bank of America (NYSE:BAC).

João Gomes, professor de finanças da Wharton, é um dos que expressam preocupação, tendo recentemente alertado que a explosão da dívida dos EUA ameaça "quebrar algo" no mercado, se o governo não desacelerar seu ritmo de gastos em breve.

"O que realmente me preocupa é que a dívida vai dobrar sua parcela do PIB em 20 anos. Não acho que possamos nos dar ao luxo de fazer isso", declarou o pesquisador.

Embora os Estados Unidos consigam atualmente gerenciar sua dívida, seu aumento poderia causar problemas nos próximos anos, segundo Gomes, pois os investidores poderiam se preocupar com o aumento do custo do serviço da dívida e reduzir seus investimentos em títulos do Tesouro americano.

Isso poderia significar que um dia os Estados Unidos não poderão mais contar com países como China e Japão para comprar títulos de dívida que ajudam a financiar o governo.

"Em algum momento, os mercados vão colapsar", disse Gomes.

Vale ressaltar que os custos da dívida americana podem atingir um novo recorde até 2025, de acordo com o Goldman Sachs (NYSE:GS), com o total de pagamentos de juros sobre a dívida podendo chegar a 10,6 trilhões de dólares na próxima década.

Outros analistas de mercado têm soado o alarme, enquanto o ritmo dos gastos públicos não mostra sinais de desaceleração.

No ano passado, o investidor bilionário Ray Dalio previu que os Estados Unidos eventualmente enfrentarão uma crise de dívida, que poderia levar o crescimento americano a um nível próximo de zero.

Quer ter sucesso nas suas estratégias com ações dos EUA em qualquer cenário?

Acesse o mesmo nível de informações e dados financeiros dos profissionais com os insights e recursos de inteligência artificial disponíveis no InvestingPro.

Use o cupom INVESTIR e tenha um desconto especial nas assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações