Dólar: A "armadura impenetrável" está desmoronando em favor de outras moedas, diz BlackRock

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 30.05.2023 14:29

Investing.com – O tema do desafio do dólar americano como moeda de reserva mundial tem estado cada vez mais nas manchetes nos últimos meses, e o recente acordo para elevar o teto da dívida, que dará origem a novas registros de dívida para os Estados Unidos, não faz nada para melhorar a credibilidade do dólar.

Em entrevista à Semafor na semana passada, Rick Rieder, da BlackRock (NYSE:BLK), maior gestora de ativos do mundo, também tocou no assunto, dizendo que o dólar americano não é mais a invencível reserva global moeda que já foi.

Ele de fato explicou que outras moedas, incluindo criptoativos, estão "mordiscando" a supremacia do dólar.

Ele de fato julgou que "a armadura impenetrável do dólar" está se desfazendo, apontando que "o yuan é cada vez mais usado, (assim como) o euro, e parte do mercado considera as criptomoedas como uma alternativa", observando também " o bom progresso do ouro."

Explicou esta situação pelo facto de “os investidores internacionais estarem inclinados a diversificar”, devido às “sanções e à dinâmica de desglobalização pós-pandemia”.

O analista também previu que as taxas americanas cairiam no próximo ano, mas alertou que é improvável que voltem a "níveis extremamente baixos da última década".

Além disso, ele explicou que os juros próximos a zero dos últimos anos criaram preços artificiais para muitos ativos, e alertou para a perspectiva de reajuste.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações