"Dr. Apocalipse" Roubini alerta para o impacto de uma nova guerra fría EUA x China

Investing.com

Publicado 20.04.2023 09:05

Atualizado 20.04.2023 15:24

Por Laura Sanchez

Investing.com - Os especialistas continuam analisando o atual cenário econômico, tendo em conta também os riscos geopolíticos. E, neste último caso, uma nova guerra entre Estados Unidos e China melhorará a economia global e estimulará uma forte estagflação no Ocidente. Esta é a última advertência do prestigioso economista Nouriel Roubini, conhecido pela comunidade inversora como o "Dr. Apocalipse",

Segundo Roubini, as duas superpotências estão em processo de liberação das interdependências mútuas que se veem cada vez mais como riscos de segurança.

Por outro lado, segundo explicou o especialista, Washington indica desmantelar as rotas comerciais existentes e construir outras novas com seus aliados mais próximos. Pequim, por sua vez, vai se permitir possíveis sanções econômicas ocidentais para reduzir gradativamente o custo do dólar americano, relata a Fortune.

Roubini afirma que a China é agora o provedor dominante de recursos críticos como imãs de terras raras, lítio refinado e silício monocristalino, que são necessários para a transformação verde e digital.

O ocidente também depende de Taiwan como única fonte de chips lógicos mais avançados, o que obriga-o a armar a pequena nação insular para impedir uma possível invasão de seu maior vizinho do outro lado do estreito, aponta o economista.

Além disso, a China está negociando com a Rússia para comprar petróleo e gás de Moscou sem recorrer ao dólar como meio de câmbio, eliminando os Estados Unidos da educação no processo, alertou Roubini.

“Infelizmente, a guerra fria entre Estados Unidos e China está esfriando a cada dia mais”, adverte.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações