Economia na balança: o "golpe duplo" vem da inflação e da geopolítica, diz S&P

Investing.com  |  Autor Alessandro Albano

Publicado 09.12.2022 15:36

Atualizado 14.12.2022 22:11

Por Alessandro Albano

Investing.com - Standard & Poor's vê dois riscos principais para a economia global: 1) pressões inflacionárias estruturais, que exigem uma "resposta de política monetária mais forte e sustentada dos bancos centrais"; e 2) o empecilho na guerra Rússia-Ucrânia, que "exacerba a atual crise energética e a crescente aversão ao risco".

No último relatório intitulado “Global Credit Conditions Downside Scenario: Inflation, Geopolitics Are Twin Threats To Our Base Case”, a agência de rating desenvolveu um cenário de baixa baseado em um conjunto consistente de projeções negativas apresentadas para as principais áreas econômicas para o período 2022- 2025.

Um cenário que, segundo estimativas da S&P, tem "cerca de uma em três chances" de acontecer, e no qual a Europa seria a mais atingida. O crescimento da área monetária seria 90 pontos-base mais fraco do que no cenário de referência em 2023, com a Alemanha provavelmente experimentando "uma recessão prolongada" caracterizada por "1,2 pontos percentuais de crescimento menor em 2023 e 90 pontos percentuais de base inferior em 2024".

A inflação alemã seria, neste quadro, "1-2 pontos percentuais superior ao cenário base em 2023" e diminuiria gradualmente, mantendo-se acima da meta "até 2025".

Para os Estados Unidos, no cenário do S&P, a inflação permaneceria elevada por mais tempo, levando o Federal Reserve a continuar aumentando as taxas agressivamente, além da redução da poupança relacionada à pandemia e da queda contínua dos gastos do governo. -2023 e início de 2024".

Com as altas acumuladas de juros se consolidando gradativamente, muda também o quadro macro americano que, no cenário básico do S&P, deve registrar uma "recessão rasa", enquanto no pior cenário "piora e dura mais", empurrando o PIB de 2023 "abaixo de nossa previsão básica de contração de 0,1%".

Olhando para os demais mercados, na Ásia-Pacífico o cenário negativo teria “um efeito moderado no crescimento”, e “particularmente modesto” nas grandes economias da região impulsionadas pela demanda doméstica, como China, Índia e Indonésia.

Por outro lado, a combinação de demanda externa mais lenta e confiança mais fraca teria um efeito maior em economias como Coreia do Sul e Taiwan, onde as exportações são mais importantes.

Por fim, uma desaceleração global mais acentuada, condições financeiras mais rígidas e preços de energia mais altos tornariam 2023 "mais sombrio" para as economias de mercado emergentes. Entre os quais, a Polônia e o México seriam os mais atingidos, dados "os seus laços econômicos significativos com as economias europeia e americana".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações