Eleições gerais na Espanha em 23 de julho: o que esperam os especialistas?

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 30.05.2023 13:27

Investing.com - Embora quando Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, anunciou ontem a convocação antecipada de eleições gerais para o próximo dia 23 de julho, o Ibex 35 tenha perdido posições, hoje o índice está negociando novamente no azul, minimizando o impacto da decisão do executivo espanhol.

E é que, segundo Lizzy Galbraith, Economista Política da abrdn, “as eleições regionais e municipais espanholas confirmam o crescente apoio à principal formação da oposição, o Partido Popular (PP) face às eleições nacionais que acabam de ser antecipadas a julho deste ano. Os fracos resultados obtidos pelo Partido Socialista Obrero demonstram os importantes obstáculos políticos que o presidente Pedro Sánchez enfrenta para permanecer no cargo”.

Jakob Suwalski, diretor de ratings públicos e soberanos da Scope Ratings, destaca que "a decisão do primeiro-ministro, Pedro Sánchez, de convocar eleições antecipadas é potencialmente vantajosa para as perspectivas econômicas da Espanha, na medida em que deve evitar que o governo perca seis meses de tempo valioso para determinar objetivos políticos de longo prazo, mesmo que isso signifique formar uma coalizão ou um governo minoritário. Este prazo permite aplicar reformas e enfrentar os desafios fiscais e econômicos do país”.

No entanto, Suwalski adverte que “devem ser considerados também os riscos associados a uma maior instabilidade política. A possível necessidade de um partido maior colaborar com um menor para criar uma coalizão de governo com prováveis ​​objetivos políticos conflitantes de longo prazo pode complicar a tomada de decisões, particularmente em questões ambientais.

“Os observadores que esperam uma grande coalizão entre os dois grandes partidos podem ficar desapontados. Embora seja comum em países como a Alemanha, a formação de grandes coalizões na fragmentada e polarizada política espanhola é especialmente difícil. Posto isto, reconhecemos que Sánchez já convocou eleições antecipadas noutras ocasiões e que se revelou um especialista na formação de coligações com parceiros improváveis”, afirma Suwalski.

Por sua vez, François Rimeu, estrategista sênior do La Française AM, destaca que “com as eleições parlamentares marcadas para 23 de julho, a situação política na Espanha tem dois meses para ser esclarecida. O Partido Popular, partido histórico de direita que venceu as eleições regionais e municipais, provavelmente terá que esclarecer sua posição em relação ao Vox, partido de extrema-direita. Enquanto isso, a aposta do presidente Sánchez acontece porque a proximidade entre o Partido Popular e o Vox leva os espanhóis a votar na esquerda histórica para impedir que o Vox chegue ao poder.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“O cenário mais provável hoje parece ser uma vitória do Partido Popular, o que não teria um impacto significativo no diferencial tarifário entre Espanha e Alemanha”, conclui Rimeu.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações