Em carta-compromisso, oposição pede a Baleia que seja ouvida e respeito a princípios democráticos

Reuters

Publicado 28.12.2020 19:19

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - Partidos da oposição apresentaram ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara, uma carta-compromisso em que elencam a necessidade de respeito a princípios democráticos e ao espaço constitucional para que exerça o seu papel, informou o líder do PSB, Alessandro Molon (RJ).

Segundo Molon, Baleia teria concordado com a carta, que passa por ajustes finais de redação para ser divulgada.

Dentre os tópicos que permitiriam à oposição a execução de suas atividades, está o compromisso do candidato à presidência da Casa de ouví-la para a definição da pauta, de pautar matérias como a convocação de ministros, quando houver votos, e o de pautar os projetos de decretos legislativos (PDLs), instrumentos muito utilizados para sustar decretos do Executivo.

"A gente não espera que ele, Baleia Rossi (SA:RSID3), seja um presidente de oposição. Mas a gente espera que ele seja suficientemente independente para assegurar à oposição o espaço que nos é devido", disse Molon à Reuters.

"O que a gente colocou na mesa, o que a gente pediu? Compromissos procedimentais do candidato Baleia Rossi: compromisso de respeitar o espaço constitucional e regimental da oposição, ou seja, colocar para votar os nossos PDLs quando o presidente (Jair) Bolsonaro ultrapassar o limite dos decretos, instalar CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) quando a gente tiver assinatura, convocar ministro quando a gente tiver voto", explicou.

A oposição era tida como o fiel da balança na disputa, mas fechou oficialmente com o bloco de apoio a Baleia, que conta com 11 partidos: PSL, MDB, PSDB, CIDADANIA, DEM, PV, e Rede, além do PT, PCdoB, PDT e do PSB.

Mas muitos dos integrantes desses partidos de esquerda foram recebidos por ministros palacianos e tenderam a apoiar o candidato do governo, o líder do bloco que ficou conhecido como centrão, Arthur Lira (PP-AL).

"Tem muito trabalho pela frente, a gente sabe que é uma eleição com voto secreto, a gente precisa trabalhar para ter uma margem de segurança grande (de votos)", disse Molon.

"Mas a gente está muito otimista porque da mesma maneira que o voto secreto pode retirar voto do lado de cá, tira do lado de lá, também. Porque muita gente sabe que o governo age mal com os deputados e sabe que o Parlamento só tem a perder se o presidente da Câmara for governista", acrescentou.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações