Em reunião com Lula, Haddad destaca medidas para aumentar a receita

Poder360

Publicado 18.03.2024 16:22

Atualizado 18.03.2024 17:11

Em reunião com Lula, Haddad destaca medidas para aumentar a receita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou as prioridades de sua gestão em 2024 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a reunião ministerial realizada nesta 2ª feira (18.mar.2024). Em um conjunto de slides, o ministro listou medidas para aumentar a arrecadação federal.

O documento diz que as iniciativas servem para aumentar a “valorização da responsabilidade social”, indicando novos gastos com políticas de governo. Eis a íntegra (PDF – 1 MB).

Pelas regras do novo marco fiscal, a gestão do petista só pode aumentar as despesas se houver elevação na arrecadação. Mais especificamente, os desembolsos ficam limitados a 70% do crescimento da receita.

Eis algumas das medidas citadas:

  • discussões sobre a medida provisória nº 1.202 de 2023 – instituiu a retomada da cobrança gradual de impostos na folha de pagamento de 17 setores da economia e o fim do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos);
  • teto ao crédito tributário para empresas – quer instituir limite para o dinheiro que é devolvido às companhias a partir de decisões judiciais;
  • projeto de lei nº 15 de 2024 – visa a dar benefícios ao chamado “bom contribuinte”, como redução de tributos, para os pagadores de impostos que estejam em dia com a Receita Federal;
  • previdência privada – impor um limite aos fundos familiares.

Sobre a MP nº 1.202, Haddad já disse que espera regulamentar as proposições por meio de projetos de lei. É uma estratégia do ministro para conseguir mais tempo de negociação com os opositores de suas ideias.

A medida provisória foi publicada em 29 de dezembro de 2023 e vence em 1º de abril de 2024. Leia a íntegra do texto (PDF – 100 kB).

Os slides também trouxeram projeções positivas para a economia brasileira e buscaram associar os indicadores à política da atual gestão.

“Quando a política econômica do governo é consistente, pragmática e responsável, não são as expectativas de mercado que a guiam, é ela que guia as expectativas do mercado”, diz o texto.

h2 TRIBUTÁRIA, CRÉDITO E ESTADOS/h2

Além das pautas para aumentar a arrecadação, o Ministério da Fazenda também listou outras prioridades. Destaca-se a regulamentação da reforma tributária. Apesar de aprovada no Congresso, outros pontos precisam ser debatidos tanto no Legislativo quanto no Judiciário.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Outro ponto é a liberação de crédito para alguns setores, como:

  • microempresas, por meio de um programa similar ao Desenrola;
  • inscritos do CadÚnico;
  • para o setor imobiliário, pela securitização dos empréstimos.

O ministério citou ainda a redução das dívidas dos Estados com a União. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já havia adiantado que Haddad falaria sobre o tema com Lula.

h2 NO CONGRESSO/h2

A apresentação reserva um espaço específico para as medidas econômicas que devem ir para análise dos deputados e senadores. A maioria dos projetos de lei mencionados dão destaque à agenda sustentável do governo, como a regulação do mercado de carbono.

Outro ponto são aqueles relacionados à criação de energia e à infraestrutura. Como os projetos de lei que mudam as regras para a produção de combustíveis no Brasil. Conhecido como projeto de lei do Combustível do Futuro, foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.

Outro ponto foi o Programa Mover, criado para fomentar o investimento do setor automotivo no Brasil a partir de incentivos fiscais a empresas do ramo que se enquadrem em alguns critérios, como o comprometimento com a descarbonização.

A iniciativa veio originalmente de uma medida provisória, mas seguirá para análise do Legislativo via projeto de lei.

Leia mais em Poder360

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações