Escolha de Biden para comando do Tesouro pode ser chave para agenda de clima, empregos e igualdade

Reuters

Publicado 12.11.2020 08:58

Atualizado 12.11.2020 09:55

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - Os secretários do Tesouro dos Estados Unidos têm sido confrontados nas últimas duas décadas em relação ao resgate financeiro de outros países, o resgate do sistema bancário dos Estados Unidos e uma guerra comercial.

Mas quem quer que Joe Biden escolha pode enfrentar uma agenda de profundidade e amplitude históricas, lutando contra crises enquanto persegue as metas elevadas que o presidente eleito estabeleceu durante sua campanha. A escolha para o Tesouro de Biden terá que lidar com uma recessão e desemprego, além de servir como ponto de apoio para lidar com a desigualdade de riqueza, as mudanças climáticas e outras questões.

Os nomes que surgiram até agora já falaram ou escreveram sobre essas questões e têm ampla experiência ou no Tesouro ou no Federal Reserve, ou em ambos. Talvez de forma tão significativa, cada um ultrapassou limites institucionais durante sua carreira.

Os candidatos incluem a ex-chair do Fed, Janet Yellen, que aprofundou o foco do Fed nos trabalhadores e na desigualdade, e permaneceu ativa em debates políticos no instituto de pesquisa da Brookings Institution depois que o presidente Donald Trump a substituiu como chefe do banco central dos EUA.

A atual membro da diretoria do Fed, Lael Brainard, foi subsecretária do Tesouro para assuntos internacionais durante os anos críticos em que o governo Obama enfrentou crises financeiras globais e da zona do euro. Sua experiência pode ser um trunfo particular se o próximo secretário precisar ter foco em reiniciar iniciativas globais, como esperam alguns ex-funcionários.

Sarah Bloom Raskin trabalhou como membro da diretoria do Fed e secretária adjunta do Tesouro, a única mulher até agora a ocupar a função de segunda no comando do órgão. Advogada e ex-reguladora financeira estadual em Maryland, ela trabalhou na área financeira e hoje atua como diretora da Vanguard, gigante de investimentos com 6 trilhões de dólares em ativos sob gestão. Ela ajudou a redigir um memorando recente para a equipe de Biden sobre como a regulamentação financeira poderia ser usada para moldar a política climática.

O presidente Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, o primeiro presidente regional negro do Fed, foi secretário assistente do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano durante o primeiro governo Obama e escreveu um artigo influente este ano sobre por que os EUA precisam lidar com a desigualdade de riqueza e renda racial.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações