EUA fazem cerco à dívida russa e possibilidade de default aumenta

Investing.com

Publicado 18.05.2022 02:30

Atualizado 18.05.2022 14:40

Por Alessandro Albano, do Investing.com Itália

Investing.com - Os CDS de 5 anos de crédito da Rússia dispararam na quarta-feira com as intenções dos EUA de bloquear ainda mais a capacidade da Rússia de cumprir os pagamentos da dívida externa. No momento da redação deste artigo, o valor do CDS baseado em títulos de cinco anos saltou 22,35% para US$ 9.076,03, o que implica uma probabilidade de 100,00% de inadimplência da dívida em uma taxa de recuperação de 40%.

Washington gostaria de impedir que Moscou honre sua dívida em dólares bloqueando a extensão da renúncia que permitiu ao Kremlin honrar seus compromissos anteriores com títulos, informou um alto funcionário do governo dos EUA na terça-feira.

Em 2 de março, logo após a invasão da Ucrânia, o Escritório de Controle de Ativos do Exterior do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu uma licença temporária, denominada 9A, para permitir o "recebimento de juros, dividendos ou pagamentos no vencimento relativos a dívidas ou ações "entre Washington e Moscou apesar das sanções ocidentais".

A isenção, que expira em 25 de maio, permitiu que o Kremlin continuasse pagando aos investidores e evitasse a inadimplência da dívida do governo, permitindo que os investidores americanos recebessem pagamentos regulares de cupons. Com US$ 40 bilhões em títulos estrangeiros no balanço, e dívida rebaixada pelas agências de classificação para "grau de não investimento", a expiração da isenção forçaria Moscou a repensar novas alternativas para cumprir seus compromissos obrigacionistas.

Anton Siluanov, ministro das Finanças russo, disse que a Rússia "cumprirá suas obrigações de dívida externa pagando em rublos" se os Estados Unidos bloquearem outras opções para o país ", afirmando que a Rússia" não entrará em default, pois tem liquidez suficiente para pagar suas dívidas".

Já no início de abril, Washington tentou impedir o Kremlin de pagar juros sobre sua dívida externa vencida por um decreto do Departamento do Tesouro, impedindo o governo russo de usar as contas mantidas em bancos americanos para pagar os cupons dos títulos denominados em dólares. .

Apesar da decisão do Tesouro dos EUA, ao final do período de carência de 30 dias, a Rússia - surpreendendo os mercados - conseguiu pagar 564,8 milhões de dólares em cupons e obrigações de resgate de um título com vencimento em 2022 e 84,4 milhões de dólares para o cupom de outro título com vencimento em 2042.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações