Eurasia: Rússia pode sofrer um colapso econômico devido a sanções, apesar da resistência atual

Investing.com

Publicado 02.08.2022 15:52

Investing.com - A Rússia pode enfrentar um colapso econômico de longo prazo devido a sanções internacionais e fuga corporativa. Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a estimativa do Produto Interno Bruto da Rússia para 2022 em 2,5 pontos percentuais, prevendo uma contração de 6%. O FMI disse que a economia russa parece estar resistindo à enxurrada de sanções econômicas melhor do que o esperado.

LEIA MAIS: BC da Rússia prevê queda de 7% do PIB do país no 3º trimestre

Além disso, o Banco Central da Rússia surpreendeu os mercados no final de julho ao reduzir sua taxa básica de juros para 8%, abaixo do nível anterior à guerra, citando o arrefecimento da inflação, a força da moeda e o risco de recessão. O rublo se recuperou das perdas históricas sofridas no início da invasão da Ucrânia para se tornar um dos melhores desempenhos no mercado de câmbio este ano, levando o presidente russo, Vladimir Putin, a declarar que as sanções ocidentais falharam.

Ao mesmo tempo, a Rússia continuou a exportar energia e outras commodities, aproveitando a dependência da Europa em seu fornecimento de gás.

No entanto, muitos economistas acreditam que a saída de empresas estrangeiras - o que afetará as capacidades de produção e capital e levará a uma fuga de cérebros - causará custos duradouros para a economia russa, bem como a perda de seus mercados de petróleo e gás a prazo e redução acesso a importações essenciais de tecnologias e insumos.

"Evidências anedóticas sugerem que o deslocamento na fabricação está aumentando à medida que os estoques ficam baixos e a escassez de peças estrangeiras se torna obrigatória. Chips e transporte estão entre os setores citados, em alguns casos refletindo o uso duplo da demanda militar", disse Ian Bremmer, presidente do Eurasia Group. "Os atrasos de pagamento do governo podem contribuir para uma escassez mais ampla. As importações de bens de consumo aumentam, mas menos bens intermediários/de investimento."

Bremmer apontou que, à medida que as sanções aumentam e o descontentamento popular cresce, pessoas educadas estão deixando a Rússia, enfatizando a importância das sanções comerciais sobre tecnologia sensível e o "longo prazo pelo qual as sanções prejudicam a produtividade e o crescimento. A fuga de cérebros leva a um declínio direto na a população em idade ativa, especialmente os trabalhadores de alta produtividade, o que reduz o PIB", disse. "Isso afeta a produtividade geral, reduzindo a inovação e afeta a confiança geral na economia, reduzindo o investimento e a poupança".

O Eurasia Group prevê que um declínio sustentado e de longo prazo na atividade econômica acabará levando a uma contração de 30 a 50% no PIB russo em relação ao nível anterior à guerra.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações