Fabricante de baterias LGES alerta para desaceleração da demanda de veículos elétricos, ações caem

Reuters

Publicado 25.10.2023 12:11

Por Heekyong Yang e Joyce Lee

SEUL (Reuters) - A empresa sul-coreana de baterias LG Energy Solution (LGES) alertou nesta quarta-feira para a desaceleração do crescimento da receita em 2024 devido às incertezas econômicas globais que afetam as perspectivas de vendas de veículos elétricos, fazendo com que suas ações caíssem quase 9%.

A empresa se junta a um número crescente de montadoras e fornecedores que expressam cautela em relação à demanda por veículos elétricos, temendo que as altas taxas de juros, o aumento dos custos de financiamento e o crescimento trôpego de economias importantes, como a China e a Europa, afetem os compradores de automóveis.

"A demanda por VEs no próximo ano pode ser menor do que as expectativas", disse o diretor financeiro da LGES, Lee Chang-sil, em uma teleconferência de resultados, citando esses fatores, além do ajuste das montadoras em suas estratégias de VEs, em resposta.

A LGES, que fornece para Tesla (NASDAQ:TSLA), General Motors (NYSE:GM) e outras montadoras, disse que o crescimento da receita em 2024 não seria tão alto quanto a taxa de 30% prevista para este ano.

É provável que a recuperação da demanda dos fabricantes europeus demore, uma vez que os rivais chineses lançam veículos elétricos mais baratos na região, disse o vice-presidente da LGES, Kim Gyunghoon, durante a teleconferência. A LGES está reduzindo a produção em sua fábrica na Polônia em resposta para minimizar os custos, acrescentou Kim.