Fed mantém taxa de juros entre 0-0,25% na quarta reunião de 2021

Investing.com

Publicado 16.06.2021 14:21

Atualizado 16.06.2021 15:04

Por Leandro Manzoni e Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - O comitê de política monetária do Federal Reserve, o Fomc (na sigla em inglês), manteve o intervalo da taxa básica de juros dos EUA entre 0% e 0,25% na quarta reunião de política monetária de 2021.

O resultado veio em linha com a expectativa do mercado, em que 94% dos investidores apostavam na manutenção, enquanto 6% previam uma redução para um patamar negativo, entre -0,25% e 0%, de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do Fed do Investing.com.. A decisão desta quarta foi unânime.

Após a decisão, o rendimento dos títulos do Tesouro americano de dez anos operava em alta de 2 pontos-base, 1,521%, enquanto os de 30 anos chegaram a 2,193%.

Os índices Dow Jones Industrial Average, S&P 500 e Nasdaq aceleraram quedas, com o S&P 500 em recuado 0,87%, enquanto Dow Jones e Nasdaq caíam 1,11% e 0,7%, respectivamente.

Por aqui, o Ibovespa, reduziu a alta para 0,04%, a 130.149 pontos. O dólar futuro caía 0,15%, a R$ 5,03.

O presidente do Fed, Jerome Powell, concede entrevista coletiva virtual às 15h30. Acompanhe pelo Investing.com.

Comunicado/h2

Os membros do comitê escreveram no comunicado que o Fed está comprometido em usar todas as ferramentas disponíveis para apoiar a economia americana nestes "tempos desafiadores", para atingir os objetivos da taxa de emprego máxima e de estabilidade de preços.

Eles escrevem que o progresso das vacinas diminuiu a contaminação da Covid-19 nos EUA e que, por conta desse avanço e de uma "forte política de estímulo", os indicadores de atividade e de emprego melhoraram. Apontam que os setores mais severamente afetados pela pandemia permanecem fracos, mas mostraram alguma melhora.

Sobre a inflação, os membros escrevem que aumentou, refletindo "largamente" fatores transitórios. De uma maneira geral, colocam, as condições financeiras permanecem acomodativas, parcialmente refletindo as medidas para apoiar a economia e o fluxo de crédito às famílias e empresas americanas.

O comunicado aponta que a trajetória da economia irá depender "significativamente" do curso do vírus. Progressos na vacinação devem continuar a reduzir os efeitos da crise de saúde pública na economia, "mas os riscos para o cenário econômico permanecem".

Com isso, mantiveram a taxa de juros no intervalo entre 0% e 0,25%, com os membros escrevendo que o Fed continua a monitorar as implicações dos próximos dados econômicos. Dizem que o Comitê estará pronto para mudar de posicionamento, se necessário.

Confira as medianas entre os membros do Fed para os indicadores da economia americana em 2021:

h2 PIB/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Espera 7% em 2021, acima da projeção de 6,5% de março de 2021

h2 Taxa de desemprego/h2

Espera uma taxa de 4,5%, igual a março

h2 Inflação PCE/h2

Espera alta de 3,4% em 2021, acima da projeção de 2,4% em março

h2 Núcleo da inflação PCE/h2

Espera alta de 3% em 2021, contra projeção em março de 2,2%

A maioria dos membros continuam estimando uma taxa de juros no atual patamar até o fim do ano. Em relação ao ano que vem, cinco autoridades estimam a taxa de juros entre 0,25% e 0,5%, enquanto dois projetam entre 0,5% e 0,75%.

Para 2023, não há consenso entre os dirigentes do Fed sobre o rumo da política monetária. Cinco membros seguem com a projeção do atual nível de juros em dois anos, enquanto dois já veem no intervalo entre 0,25% e 0,5%.

A maioria dos dirigentes da autoridade monetária estima a taxa de juros no mínimo a 0,5%, sendo três projetando entre 0,5% e 0,75% e outros três no intervalo de 0,75% e 1%. 

Outros três apostam em juros entre 1% e 1,25%, enquanto dois mais hawkish já veem no intervalo entre 1,5% e 1,75%.

No longo prazo, as estimativas estão distribuídas entre 2% e 3%, sendo apenas um observando a taxa de juros a 2%, quatro a 2,25%, um no intervalo entre 2,25% e 2,5%, oito em 2,5%, um a 2,75% e dois em 3%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações