Fed manterá aumento de juros até que comece a recessão

Investing.com

Publicado 09.03.2023 08:59

Atualizado 09.03.2023 09:09

Investing.com - Com o mercado agora quase convencido de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) irá acelerar novamente o aumento da taxa de juros para meio ponto percentual em sua próxima reunião, após alta 0,25 ponto percentual na reunião anterior, a TS Lombard disse que o Fed não será capaz de parar seu ciclo de aumento das taxas de juros até que o país entre em recessão.

"Não há saída até que ele [o presidente do Fed, Jerome Powell] crie uma recessão, até que o desemprego aumente, e é quando as taxas do Fed deixarão de ser aumentadas", disse Steven Blitz, economista-chefe da TS Lombard nos EUA, à CNBC na quarta-feira.

Ele ressaltou que o Fed não tinha clareza sobre o teto para o aumento das taxas de juros na ausência de uma tal retração econômica.

"Eles não sabem onde está a taxa máxima, porque não sabem onde a inflação se estabiliza sem uma recessão", explicou ele.

Lembre-se de que Powell disse em seu testemunho perante o Congresso na terça-feira que os dados econômicos mais fortes do que o esperado das últimas semanas sugerem que "o nível final das taxas de juros provavelmente será mais alto do que o esperado".

A próxima decisão do Fed será tomada em 22 de março, e será fundamental para os mercados globais de ações". Os investidores estão neste momento precificando uma alta de 50 pontos-base com 78,6% de probabilidade. Atualmente, a taxa de juros nos EUA está no intervalo de 4,5%-4,75%.

"Haverá uma recessão, e o Fed vai empurrar o envelope até a taxa de desemprego atingir pelo menos 4,5%, ou mesmo 5,5% na minha opinião", disse Blitz.

Além da fraqueza do mercado acionário americano nas últimas semanas, Blitz sugeriu que uma "crise de ativos e o início de uma potencial crise de crédito", na forma de cortes nos empréstimos por parte dos bancos, poderia estar em andamento.

"Ou você tem uma recessão a meio do ano e a taxa máxima é de 5,5%, ou há um impulso suficiente, os números de janeiro estão certos e o Fed continua, e se continuar, acho que chegará a 6,5% (...) antes que as coisas realmente comecem a desacelerar e reverter", acrescentou ele.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações