Fed pode evitar "dor profunda" na luta contra inflação, diz Bostic

Reuters

Publicado 25.09.2022 15:15

WASHINGTON (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse neste domingo ainda acreditar que o banco central dos Estados Unidos pode domar a inflação sem perdas substanciais de empregos, dada a força contínua da economia. 

"Se você olhar para a história... há uma chance muito boa de que, se tivermos perdas de empregos, ela será menor" do que em desacelerações anteriores, disse Bostic a um programa da CBS. 

"A inflação está alta. Muito alta. E precisamos fazer tudo o que for possível para reduzi-la", disse Bostic sobre os planos do Fed de continuar com aumentos agressivos nas taxas de juros para desacelerar a economia, deixar a demanda por bens e serviços mais alinhada com a oferta e diminuir a inflação, atualmente em uma máxima em quatro décadas. 

Quão profunda e duradoura uma desaceleração é necessária continua sendo tema de debate, com oficiais do Fed argumentando que é improvável que as empresas demitam trabalhadores que foram difíceis de contratar durante a pandemia de Covid-19.

Citando o crescimento forte e contínuo da criação de vagas de trabalho, Bostic disse que “há muita força positiva... Há certa capacidade de a economia absorver nossas ações e desacelerar de maneira relativamente ordenada".

Bostic também disse: "Precisamos de uma desaceleração... Vamos fazer tudo o que pudermos para evitar uma dor profunda". 

Bostic discursou após uma semana volátil nos mercados financeiros globais. 

O Fed aprovou na quarta-feira seu terceiro aumento seguido na taxa de juros de 0,75 ponto percentual e divulgou projeções que sinalizam para mais altas, permanecendo num patamar elevado por mais tempo do que o antecipado por investidores. 

Junto com movimentos parecidos por parte de uma série de outros bancos centrais, as notícias desencadearam uma forte queda nos mercados de ações e alertas de que, com tantas autoridades apertando a política monetária ao mesmo tempo, os riscos de uma recessão global estão crescendo.

O Japão, com os preços de importados e a inflação atingidos pela alta do dólar, interveio pela primeira vez em quase um quarto de século para fortalecer o iene. 

Os cortes de impostos propostos pelo Reino Unido pareceram colocar a política fiscal em desacordo com os esforços do banco central da Inglaterra para domar a inflação por meio de aumentos nas taxas de juros. A libra caiu cerca de 3,5% contra o dólar, para o seu nível mais baixo desde 1985. 

Apesar dos temores globais, o chair do Fed, Jerome Powell, disse que o órgão manterá seu foco na inflação e precisará observar uma desaceleração convincente no ritmo do aumento de preços "nos próximos meses" para mudar sua perspectiva.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Reportagem de Howard Schneider)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações