Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta quarta-feira

Investing.com  |  Autor Scott Kanowsky

Publicado 23.08.2023 07:08

Atualizado 23.08.2023 08:04

Por Scott Kanowsky e Jessica Bahia Melo

Investing.com – Todas as atenções estão voltadas para a Nvidia, com a fabricante de chips e a queridinha da IA pronta para divulgar os lucros do segundo trimestre após o fechamento do pregão dos EUA na quarta-feira. Enquanto isso, o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, levanta a perspectiva de um "cenário de reaceleração" na economia americana, já que os banqueiros centrais de todo o mundo se preparam para se reunir para um importante simpósio econômico nesta semana em Jackson Hole, Wyoming. No Brasil, Câmara conclui votação do arcabouço fiscal.

1. Resultados da Nvidia são aguardados com ansiedade

A temporada de lucros pode estar diminuindo gradualmente, mas os investidores ainda têm resultados importantes para examinar, incluindo os últimos números trimestrais da fabricante de chips Nvidia (NASDAQ:NVDA).

A empresa sediada na Califórnia, que fabrica os processadores gráficos que alimentam a inteligência artificial generativa, tem estado no centro da euforia global em torno do desenvolvimento da tecnologia nascente.

As ações da Nvidia triplicaram este ano, graças, em grande parte, a uma previsão estelar em maio que impulsionou a capitalização de mercado das ações para mais de US$ 1 trilhão - uma avaliação que se aproxima de gigantes do setor de tecnologia como a Amazon (NASDAQ:AMZN) e a Apple (NASDAQ:AAPL). O anúncio deu início a uma nova onda de entusiasmo em torno das aplicações potencialmente revolucionárias da IA, um entusiasmo que, por sua vez, impulsionou outros participantes das grandes empresas de tecnologia e levou a uma recuperação mais ampla do mercado de ações no início do verão.

Por esses motivos, os analistas afirmam que os retornos da Nvidia e suas perspectivas para o resto do ano podem influenciar o curso de curto prazo não apenas do boom da IA, mas também do sentimento mais amplo do mercado.

2. Barkin, do Fed, alerta sobre "reaceleração" com a aproximação de Jackson Hole

O Federal Reserve deve estar pronto para lidar com uma reaceleração da economia dos EUA, apesar de uma série sem precedentes de aumentos agressivos no taxa de juros com o objetivo de controlar o inflação e desacelerar o crescimento, de acordo com o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin.

Em entrevista à Reuters na terça-feira, Barkin apontou para dados recentes que mostram vendas no varejo mais quentes do que o esperado e o aumento da confiança do consumidor como indícios de que a economia poderia permanecer forte mesmo com os preços permanecendo elevados.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora