Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta quarta-feira

Investing.com  |  Autor Scott Kanowsky

Publicado 03.01.2024 07:30

Atualizado 03.01.2024 08:07

Por Scott Kanowsky e Jessica Bahia Melo

Investing.com – Os futuros de ações dos EUA apontam para uma queda nesta quarta-feira, após um início de 2024, em sua maior parte, pessimista na sessão anterior. Os mercados estão agora aguardando a publicação da ata da reunião de política do Federal Reserve de dezembro e, com ela, possíveis pistas sobre a trajetória da taxa de juros do banco central nos próximos meses.

As vendas de carros da Tesla fabricados na China dispararam em dezembro, mas a gigante dos veículos elétricos de Elon Musk ainda está lutando contra a concorrência acirrada no país. No Brasil, a Presidência sancionou o orçamento com vetos, mas manteve a meta de zerar o déficit fiscal neste ano.

LEIA MAIS: Melhores ações para investir em 2024

1. Futuros americanos em queda, enquanto rendimentos do Tesouro dos EUA sobem

Os futuros das ações dos EUA caíram na quarta-feira, com os investidores aguardando a divulgação da ata da última reunião de política do Federal Reserve.

Às 8h (de Brasília), o contrato Dow futuros havia caído 0,16%, o S&P 500 futuros perdia 0,16%, e o Nasdaq 100 futuros havia 0,33%.

O índice de referência S&P 500 e o índice de alta tecnologia Nasdaq Composite perderam terreno no primeiro dia de negociação de 2024, em parte devido às esperanças cada vez menores de que o Fed realizará cortes nas taxas de juros no início deste ano. Enquanto isso, o índice de 30 ações Dow Jones Industrial Average ganhou pouco menos de 0,1%.

Em ações individuais, as ações da Apple (NASDAQ:AAPL) caíram cerca de 4% depois que analistas do Barclays (LON:BARC) rebaixaram a classificação da fabricante do iPhone, citando a fraca demanda por hardware e preocupações com a receita de sua divisão de serviços. A Nvidia (NASDAQ:NVDA), a Alphabet (NASDAQ:GOOGL) e a Microsoft (NASDAQ:MSFT) - que, juntamente com a Apple, fazem parte do chamado grupo das Sete Magníficas empresas de tecnologia que ajudaram a impulsionar um 2023 estelar para as ações - também caíram.

"A impressionante recuperação no final do ano desapareceu um pouco, apesar dos ventos favoráveis sazonais, mas esperamos que a perda de impulso de curto prazo seja modesta", disseram analistas da Fairlead Strategies em uma nota aos clientes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

PROMOÇÃO DE ANO NOVO: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor1”

Um aumento nos rendimentos do Tesouro dos EUA também prejudicou as ações na terça-feira, em um possível sinal de que a empolgação dos mercados com a perspectiva de cortes nas taxas do Fed no início deste ano pode estar diminuindo.

O rendimento da nota de referência de 10 anos - um indicador importante das estimativas de longo prazo para os custos de empréstimos - atingiu brevemente o ponto mais alto em mais de duas semanas, enquanto o rendimento de 2 anos, sensível à taxa de juros, também subiu. Normalmente, os preços caem quando os rendimentos aumentam.

No final de 2023, o Título do Tesouro de 10-anos estava abaixo de 3,9% após uma forte alta no final do ano, impulsionada pelas expectativas de cortes antecipados nas taxas de juros do Fed e um chamado "pouso suave" da economia dos EUA. Nesse cenário, a campanha agressiva de aumento das taxas do Fed consegue esfriar a inflação sem provocar um colapso na economia em geral.

Impulsionado pelo salto nos rendimentos do Tesouro, o índice dólar, que acompanha o dólar em relação a uma cesta de seus pares de moedas, teve seu melhor desempenho diário desde março de 2023.