Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta quinta-feira

Investing.com  |  Autor Peter Nurse

Publicado 19.10.2023 06:02

Atualizado 19.10.2023 08:07

Por Peter Nurse e Jessica Bahia Melo

Investing.com -- O presidente do Fed, Jerome Powell, deve discursar no final da sessão, enquanto os índices de Wall Street devem abrir em baixa depois que os rendimentos dos títulos subiram para níveis recordes. A temporada de balanços continua a todo vapor, com a Netflix e a Tesla no centro das atenções depois de divulgarem os resultados após o fechamento de quarta-feira.

No Brasil, o relator da Reforma tributária deve apresentar primeira versão do texto até esta quinta.

Confira abaixo as principais notícias do dia, 19 de outubro de 2023.

1. O discurso de Powell em destaque /h2

O discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, deve ser o centro das atenções na quinta-feira, quando o presidente do Fed discursar no Economic Club of New York no final da sessão, com os mercados nervosos com a possibilidade de ele adotar um tom hawkish depois que uma série de dados dos EUA apontou para a força da economia.

Os formuladores de políticas do Fed sinalizaram recentemente que o banco central pode estar próximo de encerrar seu ciclo de aumento das taxas, uma vez que os rendimentos crescentes fizeram parte de seu trabalho de resfriamento da economia ao restringir o crédito.

No entanto, dados recentes indicaram que o mercado de trabalho continua forte e a inflação estável, o que levou o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, a adotar uma postura mais hawkish, declarando na quarta-feira que o Fed provavelmente manterá as taxas mais altas por mais tempo, por "algum tempo", para controlar a inflação em direção à sua meta de 2%.

O índice de referência título de 10 anos subiu na quarta-feira, sendo negociado acima de 4,9% pela primeira vez desde 2007.

Outra pausa no aumento das taxas em novembro está quase totalmente precificada, de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do Fed do Investing.com, mas as chances de um aumento das taxas em dezembro aumentaram de 26% na semana passada para 40% nesta semana.

LEIA MAIS: Powell endossará discurso de política monetária menos rígida na próxima quinta?

Os futuros das ações dos EUA oscilavam nesta quinta-feira, já que o aumento dos rendimentos dos títulos levou os investidores a saírem de ativos mais arriscados.

Às 8h (de Brasília), o contrato Dow futuros subia 0,03%, o S&P 500 futuros ganhava 0,06%, e o Nasdaq 100 futuros estava em alta de 0,02%.

Os principais índices fecharam em baixa na quarta-feira, influenciados pela escalada das tensões no Oriente Médio e pelas preocupações com os rendimentos elevados dos títulos, com o rendimento de referência do Tesouro de 10 anos subindo para seu nível mais alto desde meados de 2007.

Os investidores começaram a ficar receosos quanto à possibilidade de outro aumento das taxas em dezembro para encerrar o ano, e todas as atenções estarão voltadas para o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em seu discurso no final da sessão.

Os dados econômicos incluem os semanais pedidos de auxílio-desemprego, vendas de imóveis existentes de setembro e o Índice de manufatura do Fed da Filadélfia de outubro.

Há mais balanços para digerir durante a sessão, enquanto a Netflix (NASDAQ:NFLX) e a Tesla (NASDAQ:TSLA) também estarão no centro das atenções depois que as duas potências corporativas divulgaram seus resultados após o fechamento na quarta-feira.

CONFIRA: Cotação das principais commodities globais

h2 5. Reforma Tributária brasileira/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) afirmou que deverá concluir a primeira versão de seu relatório sobre a PEC da reforma tributária até esta quinta-feira, 19. O anúncio foi feito após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo Braga, o texto ainda vai poder sofrer mudanças antes da apresentação oficial de seu relatório, o que deve ocorrer em 24 de outubro, com possíveis sugestões das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) e de demais senadores.

“No final das contas, temos alertado sobre as grandes pressões que o texto sofrerá, ainda mais se buscar uma tramitação célere. Seguimos céticos com relação a possibilidade de que o texto da PEC será promulgado até o final do ano do modo que está”, afirma a Ativa Investimentos.

Às 8h (de Brasília), o ETF EWZ (NYSE:EWZ) perdia 0,37% no pré-mercado.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações