Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta terça-feira

Investing.com  |  Autor Scott Kanowsky

Publicado 02.01.2024 07:46

Atualizado 03.01.2024 16:05

Por Scott Kanowsky e Jessica Bahia Melo

Investing.com – Os futuros das ações dos EUA apontam para um início silencioso em 2024, após um ano de grande sucesso em Wall Street. A BYD da China revela os números de produção do quarto trimestre que pressionam a posição da Tesla como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Bitcoin ultrapassa US$45.000, impulsionado pelas expectativas de que os reguladores de valores mobiliários dos EUA podem estar se aproximando da aprovação de um fundo negociado em bolsa que rastreia a criptomoeda. No Brasil, índice da bolsa de valores Ibovespa termina 2023 com uma elevação de mais de 20%.

PROMOÇÃO DE ANO NOVO: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor1”

1. Primeira sessão de negociação de 2024; índices dos EUA registram sucesso de bilheteria em 2023

Os futuros das ações dos EUA ficaram em torno da linha plana antes do início de um novo ano comercial, com os investidores tentando avaliar o poder de permanência de um 2023 excepcional para as ações em Wall Street.

Às 7h57 (de Brasília), o contrato Dow futuros subia 0,1%, o S&P 500 futuros ganhava 0,03%, e o Nasdaq 100 futuros caía 0,16%. Os mercados ficaram fechados para o feriado do Dia de Ano Novo na segunda-feira.

Os principais índices subiram no ano passado, apesar das preocupações iniciais de que uma série sem precedentes de aumentos das taxas de juros do Federal Reserve poderia provocar uma recessão. Mas a resiliência da economia dos EUA ajudou a alimentar o otimismo de que o Fed poderia engendrar o chamado "pouso suave", no qual a inflação é arrefecida sem causar um colapso econômico.

Os investidores terão a chance de analisar uma série de novos dados nesta semana que poderão esclarecer a situação da maior economia do mundo - e, particularmente, seu importantíssimo mercado de trabalho - nos últimos dias de 2023.

As principais médias caíram ligeiramente na sexta-feira, embora as quedas pouco tenham prejudicado o que foi um ano de 2023 estelar em Wall Street.

O índice de referência S&P 500 teve um aumento anual de 24,2%, encerrando o ano com uma sequência de nove semanas consecutivas de vitórias - a melhor desde 2004. O índice de alta tecnologia Nasdaq Composite também subiu 43,4%, impulsionado, em parte, pela força das ações de megacapacidade e pelo entusiasmo emergente com as possíveis aplicações da inteligência artificial.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Enquanto isso, o índice de 30 ações Dow Jones Industrial Average teve um salto de 13,7%, impulsionado por sete níveis recordes de fechamento nos últimos dias do ano.

As ações sofreram vários choques ao longo de 2023, incluindo uma crise bancária regional marcada pelo colapso do Silicon Valley Bank e a eclosão de novas hostilidades no Oriente Médio. As atenções agora se voltam para o novo ano, com alguns analistas se perguntando se os sólidos retornos de 2023 podem ter deixado as avaliações das ações exageradas.