FMI e Moody's censuram planos fiscais britânicos que deflagraram turbulência no mercado

Reuters

Publicado 28.09.2022 08:02

Por Andy Bruce e Andrea Shalal

LONDRES (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a agência de classificação de risco Moody's aumentaram a pressão sobre o Reino Unido para reverter uma nova estratégia econômica que estava chacoalhando os mercados financeiros pelo quarto dia nesta quarta-feira e provocou crescente alarme sobre o mercado imobiliário do Reino Unido.

A rara intervenção do FMI, credor global de última instância, em um país do G7, ressalta a gravidade da situação enfrentada pelo Reino Unido.

O valor da libra e dos títulos britânicos despencou desde sexta-feira, quando o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, apresentou seus planos para impulsionar o crescimento econômico, forçando o Banco da Inglaterra (BoE) a sinalizar aumento "significativo" das taxas à frente.

Nas negociações em Londres nesta quarta-feira, a libra caía 0,6%, a 1,0667 dólar, os rendimentos dos títulos do governo de 30 anos ultrapassaram 5%, numa máxima em 20 anos, e estrategistas de títulos alertaram que os mercados estavam se tornando quase inegociáveis ​​devido à volatilidade.

O FMI disse que as propostas, que levaram a libra a uma mínima histórica de 1,0327 dólar na segunda-feira, aumentariam uma crise de credibilidade depois que o governo cortou impostos e aumentou empréstimos no momento em que o BoE eleva as taxas de juros para combater a inflação.

"Dadas as pressões inflacionárias elevadas em muitos países, incluindo o Reino Unido, não recomendamos pacotes fiscais grandes e não direcionados neste momento, pois é importante que a política fiscal não funcione em oposição à política monetária", disse um porta-voz do FMI.

Em um comunicado contundente, a Moody's disse que grandes cortes de impostos não financiados eram "negativos para o crédito" do Reino Unido e geravam riscos de custos de financiamento estruturalmente mais altos que poderiam enfraquecer a economia.

O Departamento do Tesouro britânico em 23 de novembro detalhará os planos do governo para cortar a dívida no médio prazo.

O FMI disse que o plano fiscal a ser anunciado fornecerá uma "oportunidade antecipada para o governo do Reino Unido considerar maneiras de fornecer apoio mais direcionado e reavaliar as medidas tributárias, especialmente aquelas que beneficiam pessoas de alta renda".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações