Gabinete alemão toma forma conforme negociações de coalizão entram em reta final

Reuters

Publicado 20.11.2021 12:13

BERLIM (Reuters) - O próximo gabinete da Alemanha está tomando forma à medida que as negociações de coalizão se aproximam de um acordo, com o candidato a chanceler Olaf Scholz determinado a cumprir sua promessa de campanha de ter tantas mulheres quanto homens em sua equipe, disseram fontes neste sábado.

O Partido Social-Democrata (SPD) de Scholz, de centro-esquerda, que venceu por pouco as eleições federais em setembro ao derrotar os conservadores da chanceler Angela Merkel, estão tentando formar uma coalizão governamental com os Verdes, pró-gastos, e o Partido Liberal Democrático (FDP), conservador.

O SPD deve nomear três mulheres para cargos de gabinete: a ministra do Meio Ambiente, Svenja Schulze, a ministra da Justiça, Christine Lambrecht, e a ex-companheira de chapa de Scholz na corrida pela co-liderança do partido, Klara Geywitz, disseram à Reuters três fontes familiarizadas com a decisão.

Schulze deve se tornar ministra da Economia, Lambrecht provavelmente será encarregada da pasta do interior, incluindo a migração, e Geywitz pode ficar com o Ministério da Ciência e Educação, disseram as fontes.