Gigante farmacêutica Novo Nordisk impulsiona ações europeias

Reuters

Publicado 06.06.2023 14:45

Por Shreyashi Sanyal e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - Os principais índices acionários europeus subiram nesta terça-feira, sustentados por um salto nas ações da gigante de saúde Novo Nordisk, embora os ganhos tenham sido limitados por preocupações com novos aumentos das taxas de juros pelos principais bancos centrais diante da desaceleração do crescimento econômico.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,38%, a 461,68 pontos. Na segunda-feira, o índice caiu 0,5%, depois que dados apontaram para uma atividade empresarial moderada dos EUA, o que provocou realização de lucros após os ganhos da semana anterior.

As ações de saúde, consideradas defensivas, subiram 1,2%.

A desenvolvedora de medicamentos dinamarquesa Novo Nordisk saltou 4,1%, com a retomada das negociações após um feriado em Copenhague na segunda-feira. A empresa disse que iniciou negociações para comprar o controle acionário da empresa de design de dispositivos médicos Biocorp.. Os papéis da companhia francesa subiram 15,7%.

Comentários mais "hawkish", ou agressivos contra a inflação, da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e do presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, na segunda consolidaram as expectativas de novos aumentos de juros do banco central em junho.

O chefe do banco central holandês, Klaas Knot, disse que pressões de preços subjacentes na zona do euro podem ser mais difíceis de domar, mas a política monetária mostra sinais de eficácia e novos incrementos de juros devem ser feitos reunião a reunião.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,37%, a 7.628,10 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,18%, a 15.992,44 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,11%, a 7.209,00 pontos.