Guedes: a taxa de desemprego vai para 8% antes de o ano acabar

Estadão Conteúdo

Publicado 09.08.2022 19:09

Atualizado 10.08.2022 09:25

Guedes: a taxa de desemprego vai para 8% antes de o ano acabar

O ministro da Economia, Paulo Guedes, projetou nesta terça-feira, 9, uma taxa de desemprego no Brasil caindo para 8% até o fim do ano.

"O Brasil vai surpreender. A taxa de desemprego, que era 12% quando a doença chegou, foi a 14,9%, quase 15%, voltou para 12%, 11%, 10%, 9,3%, e vai para 8% antes de o ano acabar. E 8% não se vê desde 2003, 2004", disse o ministro durante cerimônia de abertura do congresso da Abrasel, associação que reúne bares e restaurantes. "Vamos terminar com a menor taxa de desemprego em 10 ou 15 anos", acrescentou.

A dois meses das eleições em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tentará o segundo mandato, o ministro da Economia sustentou que o País tem "tudo" para iniciar um novo ciclo de crescimento, com o Produto Interno Bruto (PIB) devendo crescer em 2022 mais do que os 2,2% estimados por economistas.

Ele ressaltou também que uma avalanche de investimentos está vindo para o Brasil, citando R$ 890 bilhões já contratados. "Só temos que ter juízo, votar direitinho, fazer a coisa certa, seguir o caminho da prosperidade... Está tudo arrumado", declarou Guedes em seu discurso.

Ao elencar medidas lançadas contra os efeitos da pandemia, o ministro destacou também, durante o evento com empresários de serviços de alimentação fora dos domicílios, que 95 mil empresas já contrataram R$ 9,7 bilhões pelo Pronampe, programa de financiamento voltado a micro e pequenas empresas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações