Haddad diz discordar de pontos da PEC de autonomia ampla do BC

Poder360

Publicado 27.03.2024 18:05

Haddad diz discordar de pontos da PEC de autonomia ampla do BC

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse discordar em parte da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que dá autonomia financeira e administrativa ao Banco Central. Segundo ele, os pontos de discordância se expandem para o “muita gente” do governo.

“Há alguns dispositivos da PEC com os quais eu não concordo, aliás, não só eu do governo, muita gente ouvida não concorda”, declarou Haddad em entrevista à CNN Brasil exibida nesta 4ª feira (27.mar).

Haddad afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, precisaria ter falado com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o tema.

“Eu penso que, em se tratando da Constituição do país, haveria uma conversa prévia. E não houve. Foi isso o que eu disse para o Roberto [Campos Neto]”, afirmou Haddad.

Ainda sobre a relação de Lula e Campos Neto, Haddad afirmou ter atuado como uma ponte entre os 2: “Fui um promotor da transformação do Roberto com o governo em geral –e com o presidente da República em particular”.

Pec 65 de 2023/h2

A Lei Complementar 179 de 2021, sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dispõe sobre a autonomia do Banco Central. A PEC 65 de 2023 (íntegra – PDF – 173 kB) estipula a ampliação dessa autonomia.

De autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), busca desvincular o orçamento da autoridade monetária da União, garantindo maior autonomia ao BC por meio da criação de um orçamento próprio da instituição.

Segundo o senador, a proposta é “o complemento da autonomia, da independência do Banco Central”. O projeto foi apoiado pelo BC, com a participação de vários diretores.

Campos Netos voltou a defender a autonomia financeira em 4 de março. Para o presidente da autoridade monetária, é preciso ter um orçamento próprio para o BC fazer melhorias no quadro de funcionários e no processo administrativo.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações