Inflação recuará menos do que se pensa, defende economista; entenda

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 10.11.2023 17:27

Investing.com – Apesar de a inflação ter recuado nos últimos meses, alguns já consideram que a guerra contra a alta dos preços está vencida. Outros pedem cautela, entretanto, alertando que o retorno à normalidade ainda demorará um bom tempo.

Essa é, em particular, a visão defendida por Mohamed El-Erian, economista-chefe da Allianz (ETR:ALVG), em uma entrevista concedida ontem à Bloomberg.

O economista chamou a atenção para as projeções econômicas mais otimistas de Wall Street, com a do Goldman Sachs (NYSE:GS), prevendo uma forte desinflação e riscos de recessão limitados em 2024, mas ele se mostra mais moderado.

“Eu acho que teremos mais desinflação nos números globais, e que será uma desinflação bastante forte. Eu não concordo com eles sobre a ideia de que a inflação básica vai atingir 2%. Acredito que o núcleo dos índices nos próximos dois anos estará mais próximo de 3%… Temos problemas reais do lado da oferta que vão se manifestar ao longo de vários anos”, afirmou.

Ele mencionou ainda vários fatores que podem manter os preços em um nível alto a longo prazo, como a formação de “rachaduras” na economia mundial, as persistentes perturbações na cadeia de abastecimento devido à pandemia e a transição das empresas para energias verdes.

“Tudo isso é inflacionário. Isso não vai desaparecer tão cedo”, complementou.

Por fim, vale notar que o próximo índice de inflação dos EUA está previsto para terça-feira, com destaque para o IPC, que deve permanecer estável em 4,1% para o núcleo, segundo o consenso.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações