Japão nomeia o acadêmico Ueda como próximo presidente do BC

Reuters

Publicado 14.02.2023 07:31

Por Tetsushi Kajimoto e Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão nomeou o acadêmico Kazuo Ueda para se tornar o próximo presidente do banco central, uma escolha que pode aumentar a chance de um fim à sua impopular política de controle de rendimento.

Ueda, ex-membro da diretoria do Bank of Japan (TYO:8301), de 71 anos de idade, sucederá o titular Haruhiko Kuroda, cujo segundo mandato de cinco anos termina em 8 de abril, de acordo com documentos apresentados ao Parlamento nesta terça-feira.

A transição de liderança marca o fim histórico da experiência monetária de uma década de Kuroda que procurou tirar do público a mentalidade deflacionária, e pode eventualmente alinhar o Japão com outras grandes economias em direção a taxas de juros mais altas.

Com a inflação excedendo a meta de 2% do Banco do Japão, Ueda enfrenta a delicada tarefa de normalizar sua política ultrafrouxa prolongada, que tem atraído cada vez mais críticas do público por distorcer a função do mercado e esmagar as margens bancárias.

Analistas esperam que Ueda, que havia alertado para os perigos de aumentos prematuros da taxa de juros no passado, evite o aperto da política monetária.

Mas ele pode estar mais predisposto do que seu predecessor em reverter o controle da curva de juros -- uma estrutura complexa que combina taxas de curto prazo negativas com um limite de rendimento de títulos de 0,5% -- dados seus comentários passados sinalizando suas falhas potenciais, dizem analistas.

"É provável que Ueda se concentre na teoria e na análise empírica na orientação da política monetária", disse Naomi Muguruma, economista sênior de mercado do Mitsubishi UFJ Morgan Stanley (NYSE:MS) Securities.

"Acho que ele não vai continuar em vão com uma política que não funcionou e mostrando cada vez mais efeitos colaterais", disse ela.

A nomeação de Ueda, que foi noticiada pela primeira vez pelo jornal Nikkei e confirmada pela Reuters na sexta-feira, foi uma surpresa para muitos investidores que esperavam que o cargo fosse para um banqueiro central de carreira, como o vice-governador Masayoshi Amamiya.

(Reportagem de Eimi Yamamitsu e Satoshi Sugiyama)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações