Lagarde confirma mais aumentos de juros: por enquanto, outros 50 pb em março

Investing.com

Publicado 02.02.2023 11:04

Atualizado 02.02.2023 11:24

Por Laura Sanchez

Investing.com - "O Conselho do BCE manterá o curso aumentando significativamente as taxas de juros em um ritmo constante e mantendo-as em níveis suficientemente restritivos para garantir um retorno oportuno da inflação à sua meta de médio prazo de 2%". É assim que o Banco Central Europeu (BCE) pronuncia a sua firme decisão de manter as subidas das taxas de juro, como a realizada nesta reunião de hoje.

E isso também foi esclarecido por Christine Lagarde, presidente do BCE, em sua coletiva de imprensa após o comunicado da agência. "Tendo em vista as pressões inflacionárias subjacentes, o Conselho do BCE pretende aumentar as taxas de juros em mais 50 pontos-base em sua próxima reunião de política monetária em março e, então, avaliará a trajetória futura de sua política monetária", confirmou Lagarde.

"A manutenção das taxas de juros em níveis restritivos reduzirá a inflação ao longo do tempo ao conter a demanda e também protegerá contra o risco de um aumento persistente das expectativas de inflação. De qualquer forma, as decisões futuras sobre as taxas de juros oficiais do Conselho de Governo continuarão a depender de dados e seguirá uma abordagem reunião a reunião", acrescentou a presidente do BCE.

A guerra na Ucrânia e a alta inflação fazem o BCE esperar uma economia mais fraca nos próximos meses, explicou Lagarde.

Conforme refere o comunicado da agência, o Conselho do BCE decidiu também hoje as modalidades de redução das detenções de títulos do Eurosistema no âmbito do programa de compra de ativos (APP). Conforme comunicado em dezembro, a carteira de PPP diminuirá em média € 15 bilhões por mês desde o início de março até o final de junho de 2023, com o subsequente ritmo de redução da carteira a ser determinado ao longo do tempo. Os rollovers parciais serão feitos amplamente de acordo com a prática atual.

Além disso, o Conselho do BCE pretende reinvestir os principais pagamentos dos títulos adquiridos no âmbito do programa com vencimentos pelo menos até o final de 2024. Em qualquer caso, o futuro roll-off da carteira do PEPP será gerenciado para evitar interferências no postura adequada da política monetária.

O Conselho do BCE continuará a flexibilizar o reinvestimento das amortizações vencidas na carteira do PEPP, de forma a contrariar os riscos do MPT relacionados com a pandemia.

Uma vez que os bancos estão a reembolsar montantes emprestados ao abrigo de operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas, o Conselho do BCE avaliará regularmente de que forma as operações de empréstimo direcionadas estão a contribuir para a orientação da sua política monetária.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações