Mega crash: 'A bolha deve estourar, pouso suave não é uma opção', diz gestor

Investing.com  |  Autor Marco Oehrl

Publicado 16.05.2023 10:56

Investing.com - O ex-gerente de fundos de hedge e bilionário Stan Druckenmiller falou na Sohn Investment Conference na semana passada. Ele descreveu de forma bastante impressionante para o público interessado os difíceis desafios que está enfrentando atualmente.

Ele revelou à plateia que, como investidor, ganha seu dinheiro com previsões. Como qualquer outro investidor, ele lucra com a previsão de tendências. Mas os eventos atuais simplesmente não permitem que ele faça uma previsão razoável sobre como o mercado se comportará.

Os excessos de dinheiro barato fizeram com que os preços de mercado se dissociassem da realidade. Mas somente quando houver uma tempestade purificadora, quando o capitalismo for liberado da corrente e o fim de empresas e setores for aceito, somente então haverá novamente previsões decentes e oportunidades de mercado.

Enquanto isso não acontecer, Druckenmiller não vê boas oportunidades de desenvolvimento de longo prazo para o mercado de ações:

"Se o mercado de ações me oferecesse oportunidades promissoras, eu estaria investindo, mas não estou.

Quando olho para os índices de preço/lucro de 20, as altas margens de lucro e os desafios fiscais... simplesmente não consigo imaginar como as avaliações devem ser ainda maiores em 10 anos."

Druckenmiller está convencido de que o crescimento real só virá depois de um doloroso abalo. A aterrissagem suave do presidente do Fed, Powell, por outro lado, só aumentaria a bolha. Druckenmiller explicou o que ele entende por aterrissagem forçada e o abalo de mercado associado.

Ele citou o ex-presidente do Fed, Paul Volcker, como um exemplo positivo. Após uma década de inflação muito alta, de até 14%, e taxas de juros constantemente flutuantes, ele aumentou a taxa de juros para 22% em seu pico. Ele sabia que estava levando os EUA à recessão, mas isso foi seguido por várias décadas de crescimento.

Druckenmiller adverte que não se deve confiar nas pessoas, que sempre dizem que a situação não é tão ruim quanto a crise financeira de 2008, porque isso já deu errado antes:

"É simplesmente ingênuo fechar os olhos para o que pode realmente acontecer.

Essa repetição constante de que não se parece com 2008 ou 2007, não me lembro dos que dizem isso prevendo o que estava à nossa frente em 2007. E não me lembro dos responsáveis dizendo que o sistema bancário era fraco..."

Na atual fase do mercado, Druckenmiller diz que a principal prioridade é não perder capital de forma imprudente por medo de ficar de fora. As oportunidades realmente grandes só surgirão quando o mercado for sacudido.

Ele próprio está investindo em Gold e Silber, mas tem um aviso claro para todos aqueles que especulam sobre a duplicação de preços e muito mais aqui:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"No momento, estou investindo em ouro e prata. No entanto, historicamente, esses metais preciosos não tiveram um bom desempenho em aterrissagens difíceis ...

... portanto, estou apostando contra o histórico da prata e do ouro em aterrissagens difíceis no momento. E também posso estar errado quanto a isso".

Druckenmiller também desaconselha o investimento em Kupfer, porque essa commodity sempre sofreu queda durante as recessões econômicas. O atual aumento da demanda devido ao boom dos veículos elétricos também não ajuda, porque aqueles que perderem seus empregos certamente não comprarão um carro elétrico. Mas, uma vez que o mercado tenha sido sacudido, o cobre provavelmente será o grande beneficiário do crescente boom de veículos elétricos.

O ex-gerente de fundos de hedge concluiu apontando que há um outro mal que os EUA enfrentam: a demografia.

Juntamente com a dívida nacional cada vez maior, isso ameaça desencadear uma crise financeira entre 2025 e 2035. Com a redução da força de trabalho, o consumo e as receitas fiscais diminuem na mesma proporção, enquanto o serviço da dívida aumenta. Portanto, o governo dos EUA deve voltar sua atenção para finalmente cortar drasticamente os gastos, o que não parece estar fazendo no momento.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações