Membro do Fed ressalta quadro incerto na inflação, mas concorda com 3 cortes de juros em 2024

Estadão Conteúdo

Publicado 25.03.2024 07:50

Atualizado 25.03.2024 11:11

Membro do Fed ressalta quadro incerto na inflação, mas concorda com 3 cortes de juros em 2024

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Chicago, Austan Goolsbee, deixou claro nesta segunda-feira, 25, que não deseja restringir suas opções na política monetária, diante das incertezas sobre a inflação. Em entrevista ao Yahoo Finance, ele disse que concorda com a mediana das projeções mais recentes, que apontam para três cortes de juros neste ano, mas se recusou a especular sobre quando pode ser a primeira redução, ao ser questionado se ela poderia acontecer em junho.

Sem direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, Goolsbee disse que compartilha a visão do presidente do Fed, Jerome Powell, de que o quadro na inflação não mudou muito, apesar de números um pouco superiores ao previsto vistos em janeiro.

O presidente do Fed de Chicago recordou que a inflação de janeiro se seguiu a vários meses de quadro mais positivo. Ainda assim, o quadro é "obscuro" na trajetória inflacionária, por isso ele rechaçou atar as mãos do Fed na política monetária em relação a quando pode ocorrer o corte nos juros.

Goolsbee recordou que a política monetária fica cada vez mais apertada, conforme ela é mantida e a inflação perde fôlego, o que colabora para o argumento de reduções nos juros mais adiante.

Perguntando especificamente sobre um eventual corte em junho, ele disse que haverá ainda muitos indicadores para avaliar até lá. É preciso garantir que a inflação está na "tendência certa" para agir, acrescentou. E descartou seguir algum padrão anterior, como a regra de Taylor, para determinar o momento certo de cortar juros.

O dirigente também disse concordar com Powell sobre a perspectiva de que em breve o Fed ajuste o ritmo da redução do seu balanço.

Goolsbee também afirmou que reduzir o ritmo dessa redução não significa se comprometer a manter um tamanho mais elevado do balanço. Disse ainda que considera questões totalmente distintas o nível do balanço e a política para os juros.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações