Minério de ferro recua na China diante de aumento de oferta por produtores

Reuters

Publicado 16.06.2021 08:39

Atualizado 16.06.2021 09:05

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro negociados na China recuaram nesta quarta-feira, diante de um aumento nos embarques de grandes países fornecedores, sendo acompanhados por um declínio nos preços do aço, à medida que operadores se mostram preocupados com potenciais políticas de controle por parte do governo chinês.

As cargas de minério de ferro provenientes de Austrália e Brasil atingiram 26,14 milhões de toneladas na semana passada, alta de 1,1 milhão de toneladas em relação à semana anterior, segundo dados da consultoria Mysteel.

O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em setembro, recuou 1,5%, a 1.198 iuanes (187,26 dólares) por tonelada, no fechamento.

A demanda pela matéria-prima siderúrgica tem sido sustentada pela robusta produção nas usinas, em momento em que o setor obtém boas margens de lucro.

A produção de aço bruto da China atingiu um recorde de 99,45 milhões de toneladas no mês passado, de acordo com dados do Departamento Nacional de Estatísticas.