Na China, fundo de investimento e regulador se mobilizam para resgatar mercados acionários

Estadão Conteúdo

Publicado 06.02.2024 05:37

Atualizado 06.02.2024 09:11

Na China, fundo de investimento e regulador se mobilizam para resgatar mercados acionários

Um grande fundo de investimento e o regulador de valores mobiliários da China se mobilizaram na tentativa de resgatar os mercados acionários chineses, que acumularam fortes perdas recentes em meio a preocupações com a fragilidade da recuperação da segunda maior economia do mundo. A Central Huijin Investment, fundo soberano que controla bancos estatais da China, prometeu ampliar compras de fundos de índices de ações, ao passo que o regulador disse que irá se esforçar para garantir a estabilidade do mercado.

Na esteira dos anúncios, as bolsas chinesas tiveram uma recuperação vigorosa nesta terça-feira, 6, interrompendo uma sequência de seis pregões negativos. Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto avançou 3,23%, a 2.789,49 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto saltou 5,14%, a 1.506,79 pontos, no seu melhor dia desde fevereiro de 2019.

A comissão reguladora de valores mobiliários da China (CSRC, pela sigla em inglês) elogiou a iniciativa da Central Huijin Investment, dizendo que o "nível historicamente baixo" dos preços das ações realça o seu valor de investimento a médio e longo prazos.

"Apoiamos firmemente a Central Huijin a continuar aumentando a escala e a intensidade de suas participações, e criaremos condições mais convenientes e canais mais suaves para as suas operações no mercado", afirmou a CSRC, em comunicado. O regulador também prometeu "fazer todos os esforços para manter o funcionamento estável do mercado".

O regulador disse também que facilitará compras de ações por investidores institucionais, como fundos públicos, fundos de capital privado, sociedades de valores mobiliários, fundos de previdência, instituições de seguros e fundos de pensão, e incentivará as empresas a impulsionar recompras de ações.

Em outro comunicado, a CSRC encorajou empresas listadas a intensificar operações de fusão, aquisição e reestruturação para aumentar seu valor e "fortalecer a sensação de ganhos entre os investidores".

"Muitas empresas listadas aperfeiçoaram sua qualidade e eficiência e tornaram-se melhores e mais fortes através de fusões, aquisições e reestruturações, afirmou o regulador. *Com informações da Associated Press.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações