Índices encerram semana em queda por preocupação com altas de juros

Reuters

Publicado 08.09.2023 13:49

Por Sruthi Shankar e Shashwat Chauhan

(Reuters) - As ações europeias registraram perdas semanais nesta sexta-feira, apesar de terem subido mais cedo, com investidores preocupados com a deterioração das perspectivas para a economia da região e com a trajetória da taxa de juros dos EUA, enquanto o foco muda para a ação do Banco Central Europeu (BCE) na próxima semana.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,22%, a 454,66 pontos, e encerrou uma sequência de sete dias de perdas, mas recuou 0,8% na semana.

A LVMH, nome de forte peso no setor de luxo, avançou 2,2%, sua primeira alta em oito sessões, o que impulsionou o setor de bens pessoais e domésticos, para um avanço de 1,1%.

O setor de viagens e lazer subiu 1,4%, depois de cair nas últimas três sessões.

Os mercados acionários globais ficaram sob pressão nesta semana, depois de dados econômicos otimistas dos EUA terem alimentado expectativas de que a taxa de juros se mantivessem mais altas durante mais tempo, enquanto números fracos da Europa e da China levantaram preocupações sobre a saúde da economia mundial.

Apesar dos dados fracos, as preocupações com a inflação e as falas "hawkish" (agressivas contra a inflação) dos formuladores de política monetária do BCE levaram os mercados monetários a aumentar suas apostas em novo incremento das taxas de juros na reunião da próxima semana.

Operadores precificam uma chance de cerca de 40% de um aumento de 0,25 ponto percentual, acima dos 20% da semana passada.

O BofA (NYSE:BAC) Global Research disse esperar que o BCE aumente as três taxas de referência em 0,25 ponto percentual na sua reunião de 14 de setembro.

O setor bancário sofreu a maior parte da pressão de venda esta semana, em queda superior a 2%, enquanto o setor de mídia obteve o melhor desempenho.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,49%, a 7.478,19 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,14%, a 15.740,30 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,62%, a 7.240,77 pontos.