Open Finance já permitiu economia de R$6,4 mi em juros no cheque especial, diz Campos Neto

Reuters

Publicado 05.04.2024 11:13

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez nesta sexta-feira uma apresentação sobre os avanços e os desafios da agenda de inovação da autarquia, atualmente centrada em quatro blocos fundamentais, e destacou que o Open Finance já permitiu uma economia de 6,4 milhões de reais em juros de cheque especial no Brasil.

Segundo ele, o modelo brasileiro de Open Finance -- sistema de compartilhamento de informações de clientes entre instituições financeiras -- tem se consolidado como uma referência mundial e já há uma série de exemplos de impactos positivos entre os clientes.

“A gente teve 1 bilhão (de reais) de crédito através de portabilidade de um grande banco estatal; 700 milhões (de reais) nos aumentos de limites que foram feitos via Open Finance; 6,4 milhões (de reais) de economia em juros de cheque especial por oferta via plataformas de Open Finance”, destacou Campos Neto.

De acordo com o presidente do BC, o Open Finance também já permitiu que 1,4 milhão de clientes tenham sido alertados que tinham recursos parados na conta. Além disso, o sistema permitiu uma redução de 32 horas para 2 horas e 10 minutos no processo de abertura de uma conta em instituições.

Em sua apresentação, Campos Neto pontuou ainda que o Open Finance já registra mais de 42 milhões de consentimentos para compartilhamento de dados, com mais de 800 instituições participando do sistema.