Os 5 principais assuntos a serem observados nos mercados na próxima semana

Investing.com

Publicado 24.07.2022 09:46

Atualizado 24.07.2022 11:06

Por Daniel Shvartsman e Jessica Bahia Melo

Investing.com - Bancos Centrais e lucros continuarão dominando a próxima semana. Depois que o Banco Central Europeu anunciou uma inesperada alta de 50 pontos base da taxa de juros e os mercados subiram em resposta a ganhos não tão ruins quanto temidos ao longo da semana, grandes números como Snap (NYSE:SNAP), bem como o Twitter (NYSE:TWTR) e A Seagate (NASDAQ:STX) tiraram o ar do rali da semana, com os principais índices e ativos de risco terminando a semana com uma nota negativa.

Esta semana, o Federal Reserve ocupa o centro do palco com as expectativas de outra grande alta, enquanto as maiores empresas do mundo e grande parte do S&P 500 como um todo compartilham seus relatórios. Dados econômicos e desenvolvimentos contínuos fora da Ucrânia também marcarão a próxima semana.

Aqui está o que você precisa saber:

CONFIRA: Calendário Econômico completo do Investing.com

1. Reunião do Federal Reserve

Os relatórios de inflação permaneceram elevados, e isso levou quase todos os prognosticadores do mercado a esperar pelo menos um aumento de 75 pontos-base do Federal Reserve. Um aumento de 100 pontos-base foi brevemente sobre a mesa, e os preços futuros do Fed Funds sugerem uma ~20% de chance de que isso ainda aconteça, mas os relatórios sugerem que o Fed não ir tão longe.

A declaração do FOMC e a conferência de imprensa do presidente do Fed Powell serão, de certa forma, mais movimentadas para o mercado, à medida que o mercado tenta dimensionar a possibilidade de uma recessão e quão comprometido o Fed estará em domar a inflação se essa recessão aparecer. Com conversas já sobre cortes nas taxas no próximo ano, a frase 'enfiando a agulha' certamente aparecerá algumas vezes esta semana.

2. Ganhos de Big Techs

As maiores empresas do mundo divulgam balanços esta semana, e muitas delas são do setor de tecnologia recentemente abatido.

A diversão começa na terça-feira, com a Microsoft (NASDAQ:MSFT) (BVMF:MSFT34) e Alphabet (NASDAQ:GOOG) (NASDAQ:GOOGL) (BVMF:GOGL34) reportando após o gongo. A Alphabet está especialmente atenta após os tremores iniciais do espaço de publicidade digital que Snap e Twitter desencadearam, e dado que a empresa não fornece orientação. Ainda não se sabe se a queda de 25% no ano até o momento significa que as más notícias estão precificadas.

O Facebook (NASDAQ:META) (BVMF:M1TA34), pai daMeta Platforms, reportana quarta-feira após o horário de mercado. A empresa conta com grandes planos de investimento para o ano e enfrenta desafios com o Tik Tok, além de comparações relacionadas à pandemia, que viram as ações caem 50% no acumulado do ano como resultado. Se eles estão vendo alguma mudança e se ainda estão comprometidos com seus investimentos no metaverso, serão grandes fatores neste relatório.

A Amazon.com (NASDAQ:AMZN) (BVMF:AMZO34) relata na quinta-feira depois do expediente e, como o Facebook, também compartilhou suas más notícias. Embora o lucro líquido GAAP possa ser distorcido pela participação da Amazon na Rivian Automotive Inc (NASDAQ:{1179312|RIVN}}), o impulso da receita e como a gigante do varejo e da nuvem está lidando com a inflação de custos serão itens importantes. Qualquer leitura sobre como o recente Prime Day prepara a empresa para o terceiro trimestre e a segunda metade do ano também será importante para os investidores.

Por último, mas o oposto de menos, a Apple (NASDAQ:AAPL) (BVMF:AAPL34) também informa na quinta-feira após o expediente. Campeã em valor empresarial entre seus pares de tecnologia de mega capitalização, a Apple também superou o grupo em 2022, com queda de apenas 13,2% no acumulado do ano, mesmo à frente do S&P 500. À medida que os ventos contrários relacionados à saída da pandemia aumentam e a inflação torna a atualização para o último iPhone uma tarefa não trivial, pode a força relativa persistir da Apple?

CONFIRA: Cotações de ações americanas

3. Ganhos do S&P 500

Muitos outros gigantes da indústria também estão em busca de ganhos esta semana. Entre os titulares:

Segunda-feira depois do expediente – NXP (NASDAQ:NXPI), Whirlpool Corporation (NYSE:WHR), F5 Networks (NASDAQ:FFIV)

Pré-mercado de terça-feira - Coca-Cola (NYSE:KO), McDonald's (NYSE:MCD), United Parcel Service (NYSE:UPS), Raytheon ( NYSE:RTN), General Electric (NYSE:GE), General Motors (NYSE:GM)

Terça-feira depois do expediente – Visa (NYSE:V), Chipotle (NYSE:CMG), Stryker (NYSE:SYK), Mondelez (NASDAQ:{{32372) |MDLZ}}), Texas Instruments (NASDAQ:TXN)

Pré-mercado de quarta-feira – T-Mobile EUA (NASDAQ:TMUS), Bristol-Myers Squibb (NYSE:BMY), Boeing (NYSE:BA), ADP (NASDAQ:ADP), Humana (NYSE:HUM)

Quarta-feira depois do expediente – Ford (NYSE:F), Qualcomm (NASDAQ:QCOM), ServiceNow (NYSE:NOW), Equinix (NASDAQ:{{13067) |EQIX}}), O'Reilly Automotive Inc (NASDAQ:ORLY)

Pré-mercado de quinta-feira – Mastercard (NYSE:MA), Honeywell (NASDAQ:HON), Pfizer (NYSE:PFE), Merck & Co (NYSE: MRK), Comcast (NASDAQ:CMCSA), Altria (NYSE:MO)

Quinta-feira depois do expediente – Intel (NASDAQ:INTC), Edwards Lifesciences (NYSE:EW), KLA-Tencor (NASDAQ:KLAC), DexCom Inc (NASDAQ :DXCM)

Pré-mercado de sexta-feira – Exxon Mobil (NYSE:XOM), Procter & Gamble (NYSE:PG), Chevron (NYSE:CVX), AbbVie (NYSE :ABBV), AstraZeneca (NASDAQ:AZN), Charter Communications (NASDAQ:CHTR)

As conversas sobre recessão e inflação que o Fed enfrentou também apresentarão riscos para os lucros corporativos, e as perguntas que serão feitas repetidamente são se as empresas são capazes de manter a visibilidade e o crescimento em meio a tudo isso, ou se agora é a hora de reduzir expectativas dado o ceticismo geral dos investidores.

Confira o calendário de ganhos completo para acompanhar as ações de que você gosta durante a semana.

4. Números do PIB e do IPC

Um bando de números de CPI e PIB sai no final da semana. Embora muito disso seja retrospectivo, ainda pode dar uma dica do que está por vir para a economia e o comportamento do banco central.

PIB dos EUA deverá ser positivo, o que evitaria a definição técnica de recessão, ou seja, dois trimestres consecutivos de crescimento negativo do PIB real. Os preços do Core PCE nos EUA devem saltar para um crescimento de 0,5% mês a mês, de 0,3% no mês passado.

O IPC da zona euro deverá mostrar uma leitura rápida de 8,7% para julho, enquanto o IPC da Energia e Alimentos deverá ser de 4,7%. O crescimento do PIB é esperado em 0,6% trimestre a trimestre.

Em meio a um verão de alta demanda e preços quentes, bancos centrais e investidores nos EUA, Europa e em todo o mundo estarão observando para ver se as economias podem enfrentar os desafios da inflação sem sobrecarregar demais a economia, um equilíbrio difícil de gerenciar.

Confira nosso calendário econômico completo para relatórios de IPC em nível de país , assim como quaisquer outros lançamentos de dados econômicos importantes.

5. Desenvolvimentos na Ucrânia/Rússia

A guerra da Rússia com a Ucrânia continua apesar do início de um acordo na semana passada para permitir que a Ucrânia envie grãos para fora de seu porto de Odesa, quando mísseis russos atingiram o porto no sábado. A Rússia nega envolvimento nos ataques, e a Ucrânia continua se preparando para enviar grãos, o que é visto como um grande alívio potencial para a escassez global de alimentos.

O impacto nos mercados globais de commodities, sejam grãos ou petróleo, é um grande foco para os investidores em relação à Ucrânia e à Rússia, mas também havia esperanças de que o acordo negociado pela Turquia sobre os embarques de grãos possa ser um primeiro passo para acordos mais amplos. A implementação deste acordo, bem como outros desenvolvimentos na guerra nesta semana, quando entra em seu 7º mês, ajudarão a responder se o ceticismo deve continuar reinando.

5. Dados Econômicos e balanços no Brasil

A semana inicia com a divulgação dos dados de Confiança do Consumidor da Fundação Getulio Vargas (FGV) na segunda, assim como Boletim Focus, transações correntes e investimento estrangeiro direto.

Na terça, o mercado se volta aos indicadores do IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial. A projeção é que o indicador atinja 11,43% na variação anual em julho, contra 12,04% do mês anterior.

Na quinta-feira, serão divulgados os dados de criação de vagas de emprego formais, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), além do IGP-M de junho, conhecido como a “inflação do aluguel”, e o índice de preços ao produtor (IPP). A última divulgação do CAGED apontou criação de 277,02 mil vagas.

Na sexta, além do balanço orçamentário, o mercado conhece os dados da taxa de desemprego brasileira, atualmente em 9,8%.

Além disso, segue o calendário de balanços das companhias. Petrobras (BVMF:PETR4), Vale (BVMF:VALE3), Ambev (BVMF:ABEV3), Embraer (BVMF:EMBR3) e Santander (BVMF:SANB11 estão entre as companhias que devem publicar os seus números trimestrais, assim como Telefônica Brasil (BVMF:VIVT3). GPA (BVMF:PCAR3), Odontoprev (BVMF:ODPV3), Ecorodovias (BVMF:ECOR3) e Raia Drogasil (BVMF:RADL3).

Confira a lista completa aqui.

Tese de Investimentos: Eficiência e expansão da Prio animam analistas

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações