Pacheco elogia ideia para Estados, mas quer federalização de estatais e pressa do governo

Estadão Conteúdo

Publicado 26.03.2024 14:55

Atualizado 26.03.2024 18:12

Pacheco elogia ideia para Estados, mas quer federalização de estatais e pressa do governo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira que a correção da dívida dos Estados com a União atualmente é muito alta, e que uma mudança nesse número seria inevitável. Ele falou a jornalistas em frente a seu gabinete, no Senado, depois de um dia em que teve diversas conversas sobre o assunto com outros políticos.

Pacheco disse que a ideia do ministério da Fazenda de condicionar a redução dos juros da dívida dos Estados a investimentos em educação profissionalizante é interessante, mas que o cerne inicial do projeto sobre o assunto se mantém. De acordo com o presidente do Senado, a estrutura da proposta está clara e inclui a federalização de empresas estatais estaduais em troca de abatimento no débito.

"Vamos na linha de um programa que seja estruturante para o pagamento da dívida", declarou ele. Segundo o senador, o atual regime de recuperação fiscal "só sacrifica os servidores".

Pacheco disse que 60 dias - prazo estimado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, hoje mais cedo - é muito tempo e que pedirá ao governo para apresentar seu projeto sobre o assunto em 10 dias. Ele também afirmou que, com a apresentação do texto, "é natural" um pedido ao Supremo Tribunal Federal para prorrogar as dívidas.

O político mineiro disse que haverá discussões sobre o assunto na semana que vem no Senado. "Precisamos ter um programa sustentável de pagamento da dívida", declarou.

Rodrigo Pacheco também falou sobre segurança pública, outro assunto discutido com governadores. O presidente do Senado defendeu o uso de câmeras nos uniformes de policiais militares, mas disse que adotar ou não a tecnologia deve ser decisão de cada Estado. Também afirmou que o governo deveria estruturar um programa habitacional voltado a profissionais de segurança.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações