'Pai Rico': Brics vão lançar uma moeda lastreada em ouro; dólar está "torrado"

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 03.08.2023 15:45

Investing.com - Robert Kiyosaki, o renomado autor do best-seller de finanças pessoais Pai Rico Pai Pobre, reiterou seu alerta sobre os riscos de um colapso do dólar na quarta-feira, afirmando que o dólar corre o risco de desaparecer à medida que uma coalizão de nações se prepara para lançar uma nova moeda lastreada em ouro.

Em um novo episódio do Rich Dad Radio Show, Robert Kiyosaki disse que o dólar americano estará "frito" depois que os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) começarem a conversar sobre o lançamento de sua nova moeda em uma conferência em Joanesburgo neste mês.

"Uma das maiores mudanças na história do mundo ocorrerá em 22 de agosto de 2023. As nações do BRICS estão realizando uma conferência em Joanesburgo para criar sua própria moeda de ouro. O que isso significa para o dólar americano?

Respondendo ele mesmo à pergunta, ele lembrou que "em 1944, o dólar americano tornou-se a moeda de reserva mundial, o que significa que os bancos centrais de todo o mundo têm trilhões, não bilhões, trilhões de dólares em seus bancos, porque é isso que significa uma moeda de reserva.é isso que significa uma moeda de reserva - os bancos do mundo deveriam manter dólares em vez de ouro em seus [cofres]", acrescentando que "se eles adotarem uma criptomoeda lastreada em ouro, [mas] o dólar americano estará frito, se eu estiver certo".

Quanto a como lidar com esse possível cataclismo nos mercados globais, Kiyosaki achava que o Bitcoin poderia ser um dos grandes vencedores, julgando que, uma vez que grandes instituições se juntem ao ecossistema de criptografia, o público em geral começará a apreciar e usar bitcoin.

"Um dos desafios do bitcoin é que as pessoas não o aceitam, não sabem o que ele significa", disse ele.

Kiyosaki também apontou para o fato de que o " Standard Chartered (LON:STAN) Bank, um grande banco asiático, acaba de anunciar que apoia o bitcoin e que ele chegará a US$ 50.000 em 2023" e depois a US$ 120.000 em 2024.

Com relação a um possível anúncio de uma moeda do BRICS na cúpula que terá início em 15 de agosto na África do Sul, deve-se observar que vários rumores circularam nos últimos meses, mas foram negados.

No entanto, é provável que a cúpula do BRICS resulte na ampliação do bloco para incluir vários outros países, o que poderia, de fato, ser o primeiro passo para o lançamento de uma moeda comum, seja ela apoiada pelo site l’or ou não.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações