Perspectivas econômicas dos EUA são incertas, apesar de expectativa de aterrissagem suave, diz CEO do Goldman Sachs

Reuters

Publicado 12.09.2023 16:37

Por Saeed Azhar e Lananh Nguyen

NOVA YORK (Reuters) - O presidente-executivo do Goldman Sachs (NYSE:GS), David Solomon, disse que a economia dos Estados Unidos provavelmente evitará uma recessão significativa, mas alertou que a inflação deve ser mais persistente do que os participantes do mercado esperam atualmente.

"A chance de termos uma aterrissagem relativamente suave e de navegarmos por isso aumentou de forma muito significativa nos últimos 12 meses", disse Solomon à Reuters em uma entrevista nesta terça-feira. "O ambiente está definitivamente melhor."

O Federal Reserve controlou a inflação por meio de aumentos nas taxas de juros, mas talvez seja necessário tomar outras medidas, disse ele.

"Tenho um ponto de vista pessoal de que a inflação será um pouco mais rígida do que as opiniões mais otimistas", disse Solomon. "Ainda há trabalho a ser feito."

A trajetória atual da curva prospectiva dos títulos do Tesouro mostra que as taxas cairão no futuro, mas Solomon advertiu que isso pode não se concretizar.

"É preciso reconhecer que ainda é muito incerto", disse ele.

Os traders de futuros de fundos do Fed mostram, em grande parte, que o Fed manterá as taxas estáveis até maio ou junho do próximo ano e depois começará a reduzir os juros.

Ainda assim, o otimismo de que a economia norte-americana evitará uma recessão está levando a uma reabertura dos mercados de capitais, disse Solomon.

"Estamos vendo agora neste mês uma série de IPOs importantes no mercado", disse Solomon, que observou que o Goldman está envolvido na maioria das ofertas públicas iniciais. "Elas são significativas e estão indo bem", disse ele.