Petróleo cai 1% diante de preocupações com plano de crescimento econômico da China

Reuters

Publicado 05.03.2024 17:49

Por Shariq Khan

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram quase 1% nesta terça-feira diante de ceticismo relacionado ao cumprimento de meta de crescimento econômico da China e de declínio do apetite ao risco dos investidores.

Os futuros do petróleo Brent fecharam em queda de 0,76 dólar, ou 0,9%, a 82,04 dólares por barril, enquanto os futuros do petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos caíram 0,59 dólar, ou 0,8%, a 78,15 dólares o barril.

Ambos os contratos de referência chegaram a cair mais de um dólar durante a sessão.

Pesando nos preços, a China, maior importador mundial de petróleo, estabeleceu uma meta de crescimento econômico para 2024 de cerca de 5%. Embora a meta seja semelhante à do ano passado e esteja em linha com as expectativas dos analistas, a falta de planos de estímulo de grande valor para apoiar a economia em dificuldades do país decepcionou os investidores.

"A meta de crescimento é boa, mas a parte que falta é como eles querem alcançá-la -- o tipo de estímulo não está claro por enquanto", disse o analista do UBS Giovanni Staunovo.

O sentimento de aversão ao risco nos mercados financeiros mais amplos também pressionou os preços, acrescentou Staunovo. Os preços do ouro atingiram uma máxima histórica nesta terça-feira devido ao aumento das apostas para um corte nas taxas de juros dos EUA em junho, enquanto Wall Street caiu devido à fraqueza das ações de megacapitalização.[GOL/] [.N]

Fornecendo algum apoio aos preços do petróleo, o dólar norte-americano caiu devido ao abrandamento do crescimento no setor dos serviços. Um dólar mais barato normalmente apoia os preços do petróleo, aumentando a procura por parte dos investidores que detêm outras moedas.

(Reportagem de Shariq Khan, Alex Lawler, Natalie Grover, Georgina McCartney e Sudarshan Varadhan)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações