Por que uma recessão europeia é um problema global

Investing.com

Publicado 15.09.2022 11:18

Atualizado 15.09.2022 11:43

Por Laura Sanches

Investing.com - Mercados europeus mistos após as quedas dos últimos dias, aguardando a confirmação da leitura final do IPC da Zona Euro para o mês de agosto, o que se espera seja de +9,1%.

CONFIRA: Cotações de índices globais

Com os dados de inflação extremamente altos na Europa, que não preveem o pico, os especialistas se aproximam de uma recessão cujas consequências podem não permanecer no Velho Continente. “Isso terá implicações globais para muitas economias e empresas, e ocorre em um momento difícil, com o crescimento dos EUA também desacelerando e a recuperação da China estagnada”, disse Ben Laidler, estrategista de mercados globais da eToro.

De acordo com Laidler, "o Reino Unido e a zona do euro estão prontos para uma recessão ainda este ano, com o Banco da Inglaterra e o BCE liderando uma série de previsões dovish. A única questão é quão grande será. Isso terá implicações globais para muitas economias e negócios, e ocorre em um momento difícil, quando o crescimento dos EUA também está desacelerando e a recuperação da China estagnou, mas o impacto da Europa será suavizado pelo aumento dos gastos do governo e do PIB".

Para este especialista, a Europa e o Reino Unido são a terceira maior economia do mundo e um dos seus maiores exportadores e investidores. A UE é o principal parceiro comercial de 80 países, em comparação com apenas 20 dos Estados Unidos, fazendo com que qualquer desaceleração seja amplamente sentida. Tudo isso supera o tamanho relativo de sua população e bolsas de valores. Com 440 milhões de consumidores de alto patrimônio líquido, é a maior fonte de vendas externas para empresas norte-americanas, lideradas por Booking, Estee Lauder Companies e Cooper Companies.

"Os investidores já incorporaram muito desse quadro sombrio em sua estratégia", diz Laidler. "Tanto o euro quanto os índices de ações caíram. As receitas corporativas recuperaram sólidos 28% no segundo trimestre e 18% excluindo energia. São taxas mais fortes do que nos EUA, mas uma forte desaceleração dos lucros, com previsão de crescimento de apenas 2% no próximo ano , embora alguns ainda tenham expectativas irreais de dois dígitos, da indústria ao varejo."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Além disso, a avaliação P/L dos lucros de 11x está agora 15% abaixo da mediana, embora ainda acima da mínima da crise de 2008 no 'pior caso' de 7,5 vezes os lucros. de acordo com a última pesquisa BAML."

Do Investing.com Espanha

Desaceleração global pode prejudicar o crescimento brasileiro? Confira no vídeo:

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações