Potencial tratamento para o coronavírus anunciado por Trump já tem escassez, dizem farmacêuticos 

Reuters

Publicado 19.03.2020 20:42

Potencial tratamento para o coronavírus anunciado por Trump já tem escassez, dizem farmacêuticos 

Por Michael Erman

NOVA YORK (Reuters) - Os estoques de uma droga para tratar malária e que foram testados com algum sucesso contra o coronavírus estão agora com oferta pequena com o aumento da demanda no meio da propagação da doença, dizem farmácias independentes e a Sociedade Americana de Farmacêuticos do Sistema de Saúde (ASHP). 

A ASHP, que tem uma lista de drogas em escassez independente da lista da Administração de Alimentos e drogas dos Estados Unidos (FDA), planeja acrescentar o genérico hidroxicloroquina à sua lista de substâncias em falta, segundo Erin Fox, diretora sênior de informação de medicamentos na Universidade Utah Health, que cuida da lista de medicamentos em falta para a ASHP.

A FDA não pode ser encontrada imediatamente para comentários, mas a hidroxicloroquina não está atualmente na sua lista de medicamentos em escassez. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu nesta quinta-feira aos reguladores de saúde do país para acelerar a aprovação de terapias potenciais com o objetivo de tratar a Covid-19, para a qual ainda não há tratamentos ou vacinas aprovadas. 

Trump disse que o governo avalia a hidroxicloroquina e o medicamento antiviral exprimental da Gilead Sciences, o remdesivir, que passa por testes clínicos para a doença respiratória. 

"Atualmente trabalhamos com quatro distribuidores diferentes e desde hoje temos impossibilidades de encomendar tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina", que estão em atraso, disse David Light (SA:LIGT3), chefe executivo da farmácia online Valisure, em um comunicado por e-mail. 

"Kaletra e losartan estão sendo racionados, o que significa que podemos pedir apenas quantidades limitadas", acrescentou.