Preços do petróleo fecham em alta com expectativa de recuperação na demanda da China

Reuters

Publicado 17.01.2023 20:09

Atualizado 17.01.2023 21:55

Por Laura Sanicola

(Reuters) - Os preços do petróleo fecharam em alta nesta terça-feira em negociações instáveis depois que a China divulgou dados anuais de crescimento econômico fracos, mas acima das expectativas, e com a esperança de que uma mudança recente em sua política de combate à Covid-19 aumente a demanda por combustível.

Os contratos futuros de petróleo Brent fecharam em alta de 1,46 dólar, ou 1,7%, para 85,92 dólares por barril, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) subiu 0,32 dólar, ou 0,4%, a 80,18 dólares. Não houve negociação na segunda-feira por causa de um feriado nos EUA para o Dia de Martin Luther King.

O produto interno bruto da China cresceu 3% em 2022, ficando abaixo da meta oficial de "cerca de 5,5%" e marcando o segundo pior desempenho desde 1976. Mas os dados ainda superam as previsões dos analistas depois que a China reverteu sua política de Covid zero em dezembro.

"A China está tirando o melhor proveito de seus dados econômicos, e é justo dizer que poderia ter sido pior", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho (NYSE:MFG).

No entanto, a manufatura do Estado de Nova York contraiu acentuadamente em janeiro, com o colapso dos pedidos e o crescimento do emprego estagnado, e pouca melhora é esperada nos próximos seis meses, de acordo com uma pesquisa do Federal Reserve feita nesta terça-feira.

"A questão é como o Federal Reserve responde a uma mistura tão grande de desempenho econômico", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC em Nova York.