Premiê britânica Liz Truss tenta tranquilizar sobre plano econômico

Reuters

Publicado 02.10.2022 11:27

Por Elizabeth Piper e Andrew MacAskill

BIRMINGHAM, INGLATERRA (Reuters) - A primeira-ministra britânica, Liz Truss, tentou tranquilizar seu partido e a população neste domingo, dizendo que deveria ter feito mais para "preparar o terreno" para um plano econômico que levou a libra a cair para mínimas recordes e os custos de empréstimos do governo a dispararem.

No primeiro dia da conferência anual de seu Partido Conservador, Truss, no cargo há menos de um mês, adotou um tom mais suave ao dizer que apoiaria a população durante um inverno difícil e além.

Ela defendeu seu "plano de crescimento", um pacote de medidas de corte de impostos que investidores e muitos economistas criticaram por estabelecer bilhões de libras em gastos e oferecer poucos detalhes sobre como seriam pagos no curto prazo.

Truss disse que essa era a direção certa, sugerindo que os críticos não perceberam a profundidade dos problemas do Reino Unido e que ela deveria ter feito mais para explicá-los --um argumento que traders e investidores do mercado descartaram como uma razão para as quedas da libra e o aumento nos custos de empréstimos na semana passada.

Mas ela não negou que o plano exigiria cortes de gastos com serviços públicos e se recusou a se comprometer com o aumento dos benefícios sociais alinhados com a inflação enquanto endossava um corte de impostos para os mais ricos.

"Eu entendo as preocupações sobre o que aconteceu esta semana", disse ela à BBC na cidade inglesa de Birmingham.